Noruega ganha Algarve Cup em Lagoa
Lagoa recebeu no Estádio Municipal da Bela Vista nos dias 27 de fevereiro, 4 e 6 de março’19, pelo terceiro ano consecutivo, a final da Algarve Cup, considerado um dos mais importantes torneios particulares de futebol feminino, a nível mundial.
As excelentes condições do relvado, mesmo após a realização de 6 jogos da competição em 7 dias, e a presença do público que afluiu aos vários jogos, mas ainda em número mais expressivo no encontro entre Espanha e Holanda, foram algumas das notas positivas destacadas pelos responsáveis da Federação Portuguesa de Futebol presentes.
A final da Algarve Cup’19 foi disputada em Lagoa pelas seleções da Noruega e da Polónia, ao fim da jornada de 6 de março, tendo a equipa nórdica saído vencedora por um resultado de 3-0.
Com este triunfo, a Noruega aumentou para 5, o número de títulos no historial da competição. Foi também para a seleção escandinava o prémio de melhor jogadora do Torneio (Best Player), Caroline Graham Hansen, que recebeu o troféu das mãos do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação.
O Município de Lagoa que este ano promove a causa da Cidade Inclusiva, felicitou todas as seleções participantes, em particular as novas campeãs da seleção da Noruega, “país onde os valores fundamentais como a não discriminação, inclusão, igualdade de género e cidadania se encontram fortemente consolidados e são exemplo de boas práticas para outros povos, seja no futebol, no desporto, ou na vida em geral”, acrescentou o vice-presidente da Câmara de Lagoa.
A ‘Algarve Cup’ organizada pela FIFA e pela Federação Portuguesa de Futebol, em cooperação com várias outras entidades nomeadamente a Câmara de Lagoa, integra-se no 3º eixo estratégico de desenvolvimento desportivo municipal do concelho designado como ‘Lagoa Acolhe Grandes Eventos Desportivos’. ‘Desporto para todos’ e ‘Desporto de competição’ são os outros dois eixos da mesma estratégia.