Nova Escola da Luz custará mais de três milhões de euros
A Câmara Municipal de Lagos ratificou na última reunião ordinária, realizada no dia 5 de fevereiro, o despacho de adjudicação da empreitada de Construção da EB1+JI da Luz por um montante que ascende aos três milhões de euros.
Na mesma sessão foi também aprovada a minuta do contrato a celebrar, o qual, atendendo ao valor em causa, carece de visto do Tribunal de Contas. Cumpridas as formalidades legais aplicáveis, a obra terá início, prevendo a autarquia que esteja concluída num prazo de 450 dias.
“Fica assim mais perto de se concretizar uma já antiga aspiração da comunidade escolar e das várias entidades com responsabilidades ao nível do ensino pré-escolar e do 1º ciclo, que há muito desejam melhores condições de funcionamento, de trabalho e de aprendizagem”, assegura a Câmara Municipal de Lagos.
Esta intervenção é a última do ciclo de requalificação e ampliação do parque escolar que o Município de Lagos tem vindo a executar e no âmbito do qual foram construídos novos equipamentos e requalificados todos os já existentes, na totalidade do concelho.
O novo edifício escolar que servirá a vila e a freguesia da Luz, a construir de raiz, terá oito salas de aula, distribuídas por dois pisos, sendo quatro destinadas ao 1º ciclo, duas para expressões e duas com a valência de Jardim de Infância.
Cozinha, refeitório, sala polivalente, biblioteca, sala de professores, sala para o pessoal não docente, gabinete de atendimento aos pais, balneários e áreas de serviço ocupam o restante espaço interior. No exterior será construído um polidesportivo, uma zona de recreio coberta e outra descoberta, uma horta pedagógica, espaços verdes e estacionamento. Todo o espaço, segundo a autarquia, está pensado para garantir uma acessibilidade sem barreiras.
Esta intervenção e o consequente aumento da capacidade em termos de salas de aula permitirá acabar com o horário de regime duplo que ainda vem sendo praticado na EB1 de Espiche com autorização excecional do Ministério da Educação.