Nova estação do ano, novos cuidados com a saúde
Com a chegada do Outono, os dias ficam mais curtos e gradualmente mais frios, principalmente à noite. Depois de alguns meses de temperaturas elevadas, o nosso corpo precisa de um período de adaptação à nova realidade e requer alguns cuidados para prevenir a queda de cabelo, gripes, constipações e alergias.
Os problemas respiratórios são os mais comuns, devido à descida da temperatura e das variações de humidade. Após o Verão, período em que a pele esteve mais exposta ao sol, é natural que esta fique mais seca. Para a manter saudável e cuidada deve dar continuidade à hidratação realizar esfoliações regulares.
O cabelo
O Outono é também a época da queda de cabelo. É própria desta altura do ano e, neste caso, ocorre independentemente de outras causas, como o stresse, má alimentação ou medicação.
Ainda que seja uma mudança natural no nosso corpo, é possível atenuar esta situação e estimular o crescimento saudável de novos cabelos que farão a devida substituição capilar.
Para isso, deve ter o cuidado de aplicar um champô e condicionador adequados ao tipo de cabelo, podendo fazer inclusivamente uma máscara hidratante.
Alergias
Nariz entupido, olhos lacrimejantes, comichão na garganta e ouvidos são alguns dos sintomas que usualmente aparecem nesta altura.
Estima-se que aproximadamente 30% da população mundial sofra de algum tipo de alergia. No Outono falamos, contudo, especificamente das alergias do tipo inalante, isto é, provocadas por poeiras domésticas ou partículas poluentes ambientais, fungos, ácaros ou pólens.
Antes de voltar a usar as roupas de Inverno, volte a lavá-las e, se possível, faça a secagem ao sol, com vista à eliminação de poeiras e ácaros. Ao sair de casa deve deixá-la ventilada, se possível, com as janelas parcialmente abertas.
Sistema imunitário
Na mudança de estação, as depressões imunitárias são comuns, deixando-o mais suscetível a doenças.
Deve praticar atividade física regular e manter uma alimentação equilibrada que priorize o consumo de frutas e legumes. Estes alimentos são fonte de vitaminas e antioxidantes que reforçam a imunidade, com destaque para a vitamina C, A, E e complexo B.
Por fim, introduza na sua alimentação alimentos, nutrientes e outros compostos naturais com eficácia demonstrada no reforço da imunidade, quer através do consumo em natureza, quer através da ingestão na forma de suplemento alimentar (ver quadro).
Reforço do Sistema imunitário
Alho contém alicina, um poderoso antibacteriano
Equinácea atua no reforço natural das defesas imunitárias, especialmente na prevenção de alergias e infeções respiratórias
Alimentos ricos em vitamina C encontrada em abundância nas frutas e legumes, esta vitamina antioxidante é um dos principais compostos no reforço da imunidade
Propólis produzido pelas abelhas, é tido com um antimicrobiano natural
Cogumelos estimulantes naturais da imunidade ajudando a produção de glóbulos brancos
Alimentos probióticos alimentos contendo microrganismos vivos, como os leites fermentados e iogurtes, que contribuem para o equilíbrio da flora intestinal
Chá-verde tem dos mais poderosos antioxidantes da natureza. Atua como antiviral e antibacteriano natural
Gengibre possui substâncias antioxidantes e antibacterianas naturais. Ideal para prevenção e tratamento de estados gripais
Mel contém vitaminas e minerais que atuam no reforço das células responsáveis pela imunidade