Odiana quer reativar pomar de amendoal

Amendoal

 

A Associação Odiana visitou em Andaluzia os novos pomares de amendoeira que começam a surgir em força nesta região, com o objetivo de estabelecer contactos e recolher informação sobre novos investimentos ligados ao setor dos frutos secos, sendo que podem representar uma nova oportunidade de negócio no Baixo Guadiana, no âmbito das medidas de apoio do PDR2020.

Nesse sentido, a Odiana participou a 3 de março numa visita aos novos pomares de amendoeira de Gerena, localidade situada nas proximidades de Sevilha, numa visita promovida pela Associação Terras do Baixo Guadiana (ATBG) e que contou com a participação de outras associações de desenvolvimento do território.

De acordo com os empresários e agricultores espanhóis, está-se a assistir a um processo de valorização da amêndoa, impulsionado essencialmente pelo aumento da procura por parte de países como a China e a India.

Em resultado desta visita, a Odiana acredita que será possível revitalizar alguns dos pomares já existentes e criar novos, não apenas de amêndoa, mas também a par de outros frutos secos como a alfarroba e o figo, nomeadamente através de medidas de apoio agrícola disponíveis, sendo que no âmbito do PDR 2020 [Programa de Desenvolvimento Rural] encontram-se atualmente abertas candidaturas para obtenção de apoio financeiro para investimento na área agrícola e instalação de jovens agricultores.

A salientar que a Odiana quer informar e elucidar os empresários do Baixo Guadiana sobre as candidaturas abertas, estando já marcada uma sessão de esclarecimentos para 20 de março, pelas 18h00, na sede da associação.

Para mais informações relativos àquelas candidaturas, é possível consultar: https://balcao.pdr-2020.pt/balcao/inicio/auth/login

You may also like...

Deixe um comentário