Olhão é um dos concelhos com mais carregadores elétricos ‘per capita’ do país
O concelho de Olhão dispõe, agora, de mais 32 postos de carregamento de veículos elétricos, que se vêm juntar aos já existentes. A novidade foi revelada pelo vice-presidente da autarquia, Ricardo Calé, a 16 de setembro, primeiro dia da Semana Europeia da Mobilidade.
Conforme explicou o autarca, estes novos equipamentos inserem-se na estratégia da autarquia de facilitar a transição tecnológica e dar condições a quem escolhe esta alternativa amiga do ambiente para se locomover.
“Neste momento, dispomos já de uma das maiores redes de carregadores elétricos per capita do país, mas o nosso objetivo é duplicar este número até julho do próximo ano”, acrescentou.
Sabendo que as zonas onde predominam as moradias têm, pela própria tipologia das habitações, melhores condições de implementarem unidades de carregamento próprias, a estratégia do Município foi privilegiar os grandes aglomerados habitacionais do concelho, como sejam as zonas onde predominam os prédios, melhorando, assim, o acesso a este serviço.
O primeiro dia da Semana da Mobilidade em Olhão ficou, também, marcado pela inauguração da exposição de carros acidentados, que ficará patente no separador central da Avenida da República, e alerta para as principais causas e consequências dos sinistros rodoviários.
A Escola de Trânsito, um projeto da Polícia Municipal que leva o tema da segurança rodoviária às escolas de forma lúdica e pedagógica, está de volta este ano, e esteve ontem com os alunos da Escola JI/EB1 N.º 4.
Até dia 22 de setembro, sexta-feira, decorreu um programa de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade na cidade e no concelho de Olhão.