Operação Montanha Verde reflorestou oito concelhos

Texto: Ana Sofia Varela


A Operação Montanha Verde, integrada no ‘Together We Protect’ do parque temático Zoomarine, conseguiu milhares de voluntários para a plantação, nos dias 10 e 11 de novembro, de um total de 42 mil árvores em Silves, Olhão, São Brás de Alportel, Lagoa, Portimão, Monchique, Loulé e Tavira.

Os espaços a renaturalizar foram indicados por cada um dos municípios participantes, bem como as espécies a plantar, tendo havido atenção, de cada Câmara Municipal, em escolher as que melhor se adaptam ao território. Medronheiros, sobreiros, ciprestes, alfarrobeiras ou oliveiras foram algumas das árvores escolhidas.

No caso de Portimão, esta iniciativa do Zoomarine poderá dar um novo futuro a uma das zonas mais conhecidas da cidade, pela negativa, o antigo ‘Palácio’, no Barranco do Rodrigo. Um terreno povoado de barracas onde o tráfico de drogas ‘pesadas’ era frequente. Mais tarde, com as barracas desmanteladas, foi alvo de diversas pretensões, uma delas, um complexo desportivo, com espaço comercial e habitacional, do Grupo Lena, que acabou por cair por terra. Desde aí está ao abandono, mas há alguns meses a Câmara Municipal avançou com a ideia de criar um corredor verde, com 80 hectares para servir o concelho.

“Fomos um bocadinho surpreendidos, porque nenhum de nós pertence a Portimão e quando soubemos esta historia, primeiro até ficámos apreensivos. Depois, realmente, achámos que estava na hora de darmos o nosso contributo”, avançou à Algarve Vivo Cátia Vieira, coordenadora de público do Zoomarine.

O projeto que a autarquia apresentou ao Zoomarine foi o de um parque de lazer para famílias, que será acrescido de pequenas infraestruturas como mesas de piquenique, parque para crianças e pequenos trilhos, descreveu a funcionária do Zoomarine.

A longo prazo o contributo dos voluntários, cerca de cem no dia 10, e 650 no dia 11, crescerá e criará espaços verdes, com sombras. Foram plantados, por famílias, grupos escolares dos diversos agrupamentos do concelho, instituições como a CRACEP e empresas como a Servilusa, e centro comunitários, convidados pelo Zoomarine, 3500 pinheiros-manso, 300 sobreiros, 150 oliveiras, 400 alfarrobeiras, 400 amieiros e 750 ciprestes. Agora, a autarquia ficará responsável pela gestão do espaço e por zelar pelas plantas para que estas vinguem no futuro. O Zoomarine promete duplicar a ambição na próxima Operação Montanha Verde que decorrerá a 8 e 9 de novembro de 2020 nos 16 concelhos algarvios.

You may also like...

Deixe um comentário