Orquestra Clássica do Sul dá concerto à beira-mar na Praia da Rocha
O segundo dos três concertos da iniciativa “Música à Beira-Mar – Portugal Cinco Estrelas 2019” está marcado para sábado, 20 de julho, às 19h30, com entrada gratuita, levando ao areal da Praia da Rocha a Orquestra Clássica do Sul (OCS), que apresentará um espetáculo incluído no “Ciclo Clássicos Light”.
O Maestro John Avery conduzirá os músicos num ciclo que integra repertórios mais ecléticos, mantendo a essência da função de diversão da música, aliada a uma qualidade excecional, já que, de acordo com a Orquestra “a música clássica, enquanto forma de expressão artística e intelectual, nunca esteve muito afastada da música de carácter mais ligeiro e despreocupado. Se, no século XIX, a música de ‘diversão’ teve o seu auge com a família Strauss em Viena, no século XX grandes compositores dedicaram muita da sua produção à Sétima Arte e esta aproveitou também grande parte da produção de compositores do passado”.
Composta por músicos de 14 nacionalidades diferentes, selecionados em concurso público internacional, a Orquestra Clássica do Sul realiza concertos de música de câmara, ópera, Concertos Promenade (destinados às famílias), concertos ligados a outras expressões artísticas (como jazz, fado, dança, literatura), workshops e masterclasses. Além da sua atividade nestas vertentes, aposta ainda numa forte ação pedagógica e educativa junto do corpo escolar, aproximando-se assim de novos públicos.
A OCS apresenta ciclos de concertos com maestros e solistas nacionais e internacionais, numa programação que inclui obras do barroco ao contemporâneo, além dos tradicionais concertos em ocasiões festivas.
O ciclo “Música à Beira-Mar – Portugal Cinco Estrelas 2019” encerra na sexta-feita, dia 23 de agosto, com o concerto “Elvis Extravaganza”, pela Orquestra de Jazz do Algarve (OJA), dirigida pelo Maestro Hugo Alves.