Parque da Juventude volta a abrir portas em Portimão

Um dos pontos altos do programa de celebração do 25 de Abril, este ano, em Portimão, é a tão esperada inauguração das obras de requalificação do Parque da Juventude.
Após vários meses encerrado para uma empreitada de fundo, este espaço verde, de desporto e lazer abrirá, de novo, as portas à população da cidade no próximo dia 26 de abril. Fechou no final de 2023 para uma requalificação que tinha como objetivo devolver a dignidade a um Parque da Juventude prestes a completar três décadas.
Antes do encerramento ao público, a Câmara Municipal de Portimão decidiu rever o projeto, pois o procedimento de 2020 contemplava todo o parque, com exceção da pista de BMX, num total de 15 mil metros quadrados, mas o valor base era baixo em relação ao que as empresas apresentaram. Essa foi, aliás, uma das razões que levou a que os procedimentos ficassem ‘desertos’. Mais tarde, o valor foi atualizado para 1,95 milhões de euros e foi sujeito a visto do Tribunal de Contas. Só após o aval desta entidade é que a autarquia pôde avançar com a obra.
Por outro lado, como o equipamento dedicado à prática de skate era muito específico, a autarquia decidiu também dividir a obra em dois lotes, nessa altura, sendo uma relacionada apenas com esta infraestrutura, enquanto a restante área estava enquadrada noutro lote.
Houve então uma adaptação à atualidade como são exemplos a criação de um espaço de ‘street workout’, a requalificação do parque infantil, a renaturalização do espelho de água, a eliminação de obstáculos para que o Parque possa ser visitado por qualquer cidadão, a colocação de diversos passadiços em madeira, que ligam toda a zona verde, de norte a sul.
Onde antes estavam as rampas de madeira foi criado um polidesportivo descoberto que funcionará como um campo de jogos informal. Foram ainda intervencionadas as infraestruturas junto à entrada principal e a pista para carros telecomandados deu lugar ao ‘skate park’, com obstáculos e equipamentos adequados à prática desta modalidade. Numa área central, situada numa cota mais elevada, foi colocada uma torre, que permitirá que os utilizadores subam ao topo para apreciar o espaço verde, a paisagem e os equipamentos existentes.
Após este período prolongado em que decorreu a empreitada, ao que apurou o Portimão Jornal, o Parque da Juventude estará aberto a partir do dia 26 de abril, concretizando um desejo há muito reclamado pela população portimonense.
Contratos programa-assinados
Tal como é habitual, a programação da celebração do 25 de Abril em Portimão, além da sessão solene, contará ainda com um momento dedicado às entidades locais, com a assinatura de diversos contratos-programa.
Estes prevêem a atribuição de apoios nas áreas do desporto, ação social e cultura para as associações e coletividades do concelho. Ainda conforme apurou o Portimão Jornal, são verbas significativas, como é exemplo o montante destinado à promoção do desporto, num total que ronda 1,5 milhões de euros.
A cerimónia da sessão solene contará com discursos dos representantes dos partidos eleitos, além de Álvaro Bila, presidente da Câmara Municipal de Portimão, e Isabel Guerreiro, presidente da Assembleia Municipal.

Portimão Arena recebe ‘Os Azeitonas’
Ainda neste programa destaca-se a atuação d‘Os Azeitonas’ no Portimão Arena, no dia 24 de abril, às 21h00. Este concerto celebra o ‘Dia da Liberdade’ e é um dos espetáculos que compõe a digressão da banda pelo país no ano em que esta assinala 20 anos do lançamento do primeiro álbum. ‘Quem és tu, miúda’, ‘Anda comigo ver os aviões’, ‘Tonto de ti’, ‘Dança menina dança’ ou ‘Cinegirassol’ são alguns dos temas que o grupo interpretará em Portimão.
Corrida da Liberdade volta à rua
Entre outras ações previstas, a zona ribeirinha de Portimão será, de novo, o ponto de partida e de chegada da tradicional Corrida da Liberdade, agendada para o dia que celebra a ‘Revolução dos Cravos’.
A prova, que este ano cumprirá a sua 19ª edição e que costuma ser marcada por uma forte adesão da população, é composta por vários percursos e distâncias, adaptados a diferentes idades e níveis de condição física. Isto porque, o objetivo é garantir que, a correr ou a caminhar, todos têm a possibilidade de participar.
Assim, a Corrida das Crianças, para quem nasceu entre 2010 e 2020, começa às 9h00 e conta com cinco percursos ajustados à idade de cada participante. Uma hora mais tarde, às 10h00, será dada a partida para a corrida de dez quilómetros e para a caminhada de cinco quilómetros. O aquecimento começa às 9h40 e prepara os participantes para as duas competições.
No final, todos os que concluam os percursos com sucesso, cortando a linha da meta, serão agraciados com uma medalha de participação.
As inscrições para estão abertas. Custam doze euros no caso da competição de dez quilómetros, dez euros para a caminhada, enquanto a participação dos mais jovens na Corrida das Crianças tem um custo simbólico de três euros.
A informação completa pode ser consultada online (corridadaliberdadeportimao.pt). este evento desportivo é promovido pela Câmara Municipal de Portimão e conta com a organização técnica da HMS Sports.