Patico mostra ‘Como um pássaro que saiu da gaiola’

Como um pássaro que saiu da gaiola’ é o título da exposição que Patico vai apresentar na Biblioteca Municipal de Lagoa a partir de 24 de abril até 14 de maio. São cerca de 20 quadros em que a liberdade é alvo de homenagem por parte do artista lagoense através de pinturas diversas, com elementos como pássaros e cravos, “sempre com a ideia da natureza e da liberdade”, explica o autor.

“A exposição é também o meu grito e o da sociedade para a questão da liberdade”, afirma Patico, feliz por voltar a expor na Biblioteca. “É um local onde gosto muito de apresentar os meus trabalhos, pois é um sítio onde entra muita gente e assim é possível chegar a diferentes públicos”, explica.

Este era um trabalho que estava a ser preparado há algum tempo. “Já estava a fazer estas pinturas há alguns meses e numa conversa com Clara Andrade, responsável por este equipamento, surgiu a oportunidade de estreá-la em Lagoa, o que me deixa muito feliz. Depois haverá a possibilidade de a levar para outros locais, pois tenho cerca de 50 pinturas”, revela.

Esta é uma das várias iniciativas do programa que a Câmara Municipal tem para assinalar os 50 anos do 25 Abril, mas que até à data de fecho desta edição ainda não tinha sido divulgado.

O artista
Em 2024, Patico celebra 27 anos de carreira autodidata na pintura, no desenho e na escrita.  Ao longo dos anos, aprimorou técnicas na tela e noutros suportes e pintou pessoas, paisagens, lugares de água, de terra e de sol, pintou abstrações e música, quase sempre com o Alentejo matizado.

Assimilou influências essencialmente impressionistas e expressionistas, mas primou pela liberdade do seu traço, da sua paleta e dos seus materiais (papel, madeira, tela, azulejos, barro).

Pintou e escreveu narrativas poéticas, a liberdade, cerâmica e azulejo e tem a sua participação em três monumentos erigidos em Monforte, sua terra natal, porventura, a mais notória de toda a sua obra. 

Conta com mais de 100 exposições individuais e coletivas. Tem dois livros editados de poesia, desenho e pintura.

You may also like...

Deixe um comentário