Pavilhão da Água sensibiliza população para a sustentabilidade ambiental
A ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, marcou presença na inauguração do Pavilhão da Água – Exposição Ambiental, em Faro. O projeto da Águas do Algarve (AdA) visa sensibilizar a população para a importância da preservação da água e da sustentabilidade ambiental.
A empresa diz que a criação do Pavilhão da Água surge “num contexto de crescente preocupação com as alterações climáticas e a escassez de recursos hídricos, especialmente sentidos na região do Algarve”.
A exposição convida os visitantes a explorar de forma interativa e educativa o ciclo da água, o impacto das alterações climáticas, as práticas de reutilização e as soluções inovadoras que estão a ser implementadas para garantir a sustentabilidade do abastecimento de água e a gestão de águas residuais.
O pavilhão está equipado com tecnologias como realidade aumentada, simuladores e oficinas interativas, oferece “experiências únicas e impactantes para todas as idades”.
O espaço está aberto todos os dias, entre as 14.00h e as 20:00h, exceto às segundas-feiras e feriados.
“Esta iniciativa é um apelo à ação. A água é vida, e cuidar dela é garantir o futuro das próximas gerações”, diz Teresa Fernandes, porta-voz da Águas do Algarve
Em paralelo com a cerimónia de abertura do pavilhão da Água, no dia 15 de dezembro, foram celebrados dois protocolos de colaboração técnica entre a Águas do Algarve.
Um dos protocolos foi assinado com o Município de Castro Marim, para o apoio à implementação da Reabilitação da rede de saneamento de Castro Marim com o objetivo de reduzir as afluências indevidas de água salobra, por forma a incrementar a utilização de ApR pelo setor agrícola e golfe.
O outro acordo foi celebrado entre o Municipio de Mértola e com a Águas Públicas do Alentejo, visando a implementação de soluções definitivas de acesso a água para consumo humano às populações de Mesquita, Espírito Santo e áreas envolventes.