Pavilhão Multiusos que custou mais de 16 milhões de euros inaugurado em Almancil

Almancil, que a Assembleia da República decidiu recentemente elevar à categoria de cidade, foi este domingo palco da inauguração do Pavilhão Multiusos 25 de Abril. Segundo da Câmara de Loulé, este é o maior investimento alguma vez realizado na freguesia, orçando em cerca de 16,4 milhões de euros.

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, que detém a pasta do Desporto e Juventude, esteve presente na inauguração deste equipamento.

“É uma obra importante que vai servir a população de Almancil, e não só, que tem extraordinárias condições, mas que conjuga um conjunto de variáveis muito relevantes. Desde logo o Desporto e a Cultura, duas variáveis da nossa vida coletiva que muitas vezes não são devidamente valorizadas e felizmente aqui estão a ser. E é um encontro de pessoas, da comunidade, é uma obra inclusiva que vai integrar de forma positiva esta comunidade de Almancil, do município de Loulé e da região algarvia.”, disse o governante.

Segundo a autarquia louletana, o moderno edifício multicolorido destaca-se na malha urbana de Almancil, não deixando indiferente quem por aqui passa. No seu interior, foram criados “dois espaços num só”, como explicou o presidente da câmara, Vítor Aleixo.

Na componente do Desporto, tem capacidade para 392 utilizadores, conta com uma nave principal com uma bancada para 1000 espectadores, uma nave complementar, salas de fitness, um ginásio de musculação e cardio, um campo de padel (a primeira resposta pública a esta modalidade), gabinetes médicos, de fisioterapia, balneários, spa, entre outras valências. 

Na parte cultural, agrega o polo da Biblioteca Municipal de Loulé, ao qual foi atribuído o nome de Casimiro de Brito, em homenagem ao poeta, romancista e ensaísta louletano. Vai contar com uma secção dedicada à obra do patrono (uma obra com 56 livros traduzidos em 26 idiomas), permitindo a sua divulgação. Integra ainda uma área de exposição, um espaço infantil, um espaço para adultos e uma black box para concertos e projeção de filmes.

“Foi tudo pensado para servir as necessidades das pessoas, por isso a sua localização ao lado das escolas, do jardim público e do Estádio Municipal”, adiantou o presidente da autarquia. “O dinheiro público foi muito bem investido”, disse, em relação a obra que teve um custo de 16,4 milhões de euros, sendo uma parte financiada pelo Turismo de Portugal, ao abrigo das verbas de jogo.

“Ganhamos aqui hoje uma nova centralidade ao nível do Desporto, e uma nova visibilidade que irá atrair e acolher provas internacionais, espetáculos grandiosos e muitos novos atletas, turistas, mas também artistas, escritores e músicos”, destacou igualmente Vítor Aleixo.

José Apolinário, presidente da CCDR Algarve, declarou tratar-se de um equipamento “de qualidade, de dimensão nacional e internacional” e afirmou estar certo de que “Loulé é um dos Municípios do país e da região que mais investe no desporto em todo o seu programa, quer em termos de apoios ao seu funcionamento, quer em termos de investimento”.

“Estamos perante uma obra que, em boa hora, a Câmara Municipal de Loulé levou por diante, e hoje vem engrandecer o património da freguesia e do município, permitindo às várias gerações usufruir de atividades de desporto ao longo de todo o ano e atividades lúdicas e culturais”, disse, por seu turno, o presidente da Junta de Freguesia, Joaquim Pinto.

No ano em que Portugal celebra os 50 anos da Revolução dos Cravos, o Pavilhão Multiusos de Almancil recebe o nome de 25 de Abril, perpetuando assim “o nome e a memória da Revolução, numa terra que também deu ao país os seus homens e mulheres que se sacrificaram na luta contra a ditadura fascista”, justificou Vítor Aleixo.

You may also like...

Deixe um comentário