Percursos pedestres interpretativos organizados pelo Município de Albufeira estreiam-se na Praia de Olhos d’Água

Começa já este domingo, dia 18 de junho, a atividade de educação ambiental ‘Era uma vez uma Praia…’ promovida pelo Município de Albufeira, no âmbito do programa Bandeira Azul para o ano de 2023, dedicado à Geodiversidade.

Trata-se de um conjunto de quatro percursos pedestres interpretativos, que visam dar a conhecer diversos aspetos no âmbito da geodiversidade dos locais a visitar, nomeadamente a história geológica gravada nas rochas e nos fósseis existentes e compreender as evidências geológicas encontradas na superfície terrestre, para melhor entender os atuais e os futuros desafios ligados às alterações climáticas.

Nos meses de junho, julho e setembro, ‘Era uma vez uma Praia…’ realiza-se nas Praias de Olhos de Água, Arrifes e Castelo, sendo que os percursos serão acompanhados por guias com formação específica na área da geologia.

Para 18 de junho e 3 de setembro, está agendada a atividade ‘Explorando a geodiversidade da Praia dos Olhos de Água’, um percurso com uma duração de duas horas, que se estende por 2 quilómetros ao longo da praia, e que irá permitir aos participantes um olhar mais atento aos “olheiros” de água doce e às espécies existentes a nível rochas e de fósseis com cerca de 15 milhões de anos, que ali podem ser encontrados.

Também no dia 18 de junho, realiza-se o percurso ‘À descoberta da geodiversidade da Praia dos Arrifes’, que, ao longo de 3 quilómetros e 3 horas, percorre vários trilhos nas imediações da praia. Ao chegar aos Arrifes, destacam-se os rochedos que sobressaem do mar. Um olhar sobre a arriba permite-nos ver várias camadas de rochas numa posição vertical que fazem lembrar livros arrumados numa prateleira. A atividade repete-se no dia 10 de setembro.

‘Testemunhos das variações do nível do mar em Albufeira’ é a última atividade programada e que irá decorrer nos dias 23 de julho e 17 de setembro. Trata-se de um percurso interpretativo entre a Praia do Castelo e a Praia da Galé. Os caminhantes irão descobrir a geodiversidade do local, nomeadamente através da observação de fósseis que indicam os paleoambientes de há cerca de 15 milhões de anos, bem como plataformas de abrasão que testemunham a posição relativa do nível do mar nos últimos milhares de anos.

Os interessados em participar devem inscrever-se previamente através deste link ou acedendo ao formulário através do código QR disponível no cartaz, enviando-o devidamente preenchido para o e-mail geral@gwt.pt.

You may also like...

Deixe um comentário