Perú, Angola e Espanha marcam presença no Festival MED 2018

A organização do Festival MED 2018 anunciou há dias mais três confirmações para a 15ª edição do evento que, nos dias 28, 29 e 30 de junho, irá invadir a zona histórica da cidade de Loulé com as sonoridades da World Music – Los Milros (Perú), Bonga (Angola) e Vurro (Espanha) são os artistas que irão juntar-se aos doze nomes anteriormente anunciados.

Em estreia absoluta em Portugal, Los Milros são os criadores da cumbia amazônica, uma das muitas manifestações da cumbia peruana. O grupo, que conta com uma longa carreira, é originário da cidade de Moyobamba, no departamento de San Martín, no Perú, cuja origem na selva lhes valeu o apelido de ‘Los Charapas de Oro’. O início da banda remonta ao ano de 1968 e tem-se mantido no ativo até os dias de hoje. No MED’18, será a primeira vez que tocarão em solo nacional.

BONGA É CABEÇA-DE-CARTAZ

As genuínas sonoridades do continente africano chegam a Loulé pela voz de José Adelino Barceló de Carvalho, mais conhecido por Bonga. Começou a sua carreira como atleta, mas cedo descobriu a verdadeira vocação musical. Com mais de 40 anos de carreira, 30 álbuns editados e influência em várias gerações de músicos, Bonga encarna a verdadeira essência da ‘angolanidade’. ‘Mariquinha’ ou a ‘Currumba’ são alguns dos temas popularizados por Bonga e ícones da sua carreira. O artista, autor e intérprete de música tradicional angolana, atingiu o topo da sua carreira internacional na década de 1980.

Vurro é o nome de guerra de mais um nome espanhol confirmado para o 15º Festival MED. O artista rodeia-se em palco de teclados e usa uma caveira de boi na cabeça, apetrechada, o que lhe dá jeito para dar umas marradas em pratos de bateria. O seu som é uma espécie de boogie e twist de difícil definição. Com um repertório cheio de temas originais sob forte influência conceptual bovina, Vurro apresenta-se com uma energia contagiante e propícia danças demenciais.

OS CONFIRMADOS

Recorde-se que já estão confirmados para a edição de 2018 do MED Asian Dub Foundation (Reino Unido), Dub Inc (França), Morgane Ji (Ilha da Reunião), La Pegatina (Espanha), 47 Soul (Palestina), Gato Preto (Moçambique/Gana/Portugal) e os portugueses Miguel Araújo, Orelha Negra, Sara Tavares, Gaiteiros de Lisboa, Teresa Salgueiro e Melech Mechaya.

Os bilhetes podem ser adquiridos em pré-venda através da bilheteira eletrónica (www.bol.pt).

You may also like...

Deixe um comentário