Portimão abre mais cinco salas de primeiro ciclo
O aumento do número de alunos matriculados nas escolas dos agrupamentos do concelho levou a Câmara Municipal de Portimão a criar cinco novas salas de primeiro ciclo.
Segundo Teresa Mendes, vereadora com o pelouro da educação, no ano letivo 2023/2024, haverá uma nova sala na Mexilhoeira Grande, uma no Centro Escolar do Pontal e outras três na antiga Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) de Portimão, na Pedra Mourinha.
Temos a “possibilidade de abrir mais uma, porque temos um outro espaço” que poderá ser utilizado em caso de necessidade, avançou a responsável.
No caso da EHT, os alunos ficarão no edifício mais pequeno, enquanto o grande entrará em obras. Serão realizadas apenas pequenas intervenções de manutenção no espaço onde surgirão as três salas para que, em setembro, o imóvel possa receber estes novos alunos. Ao mesmo tempo, durante o ano letivo será levada a cabo uma obra de maior dimensão no restante edificado, pois a pretensão é que aquele espaço venha a funcionar, em 2024/2025, com 14 turmas de primeiro ciclo e três de pré-escolar. E quando isso acontecer, o edifício mais pequeno entrará em obras, mais profundas, para que em 2025/2026 esse espaço passe a ter salas de creche.
“Em setembro já estará em funcionamento e vai ficar agregado ao Agrupamento de Escolas Nuno Mergulhão”, revelou ainda Teresa Mendes à Algarve Vivo.
A questão no pré-escolar e primeiro ciclo é mais complicada, porque implica a existência de um espaço físico para cada turma. De qualquer forma, “este ano letivo está acautelado, com estas três salas novas na EHT e as outras duas” no Pontal e na Mexilhoeira Grande, garante a vereadora.
Já nos restantes ciclos de ensino, a situação foi ultrapassada com ajustes de horários. Só a Escola Secundária Poeta António Aleixo contará este ano com mais seis turmas, entre o 10º e o 12º ano.
“No secundário, no segundo e no terceiro ciclos do ensino básico, na realidade, não se reflete em termos de espaço, mas em termos de horários. O que pode acontecer é a escola começar ligeiramente mais cedo e terminar mais tarde”, explica ainda.
Em termos comparativos, segundo revelou a vereadora, Portimão registou um pico de estudantes matriculados em 2011. Neste último ano letivo esse pico já foi superado e “no próximo ano, que é 2023/2024, ainda vamos ter mais alunos”, garante.