Portimão assinala 50º aniversário do 25 de Abril
‘Portimão, Terra Democrática’ é o tema principal da programação idealizada pela Câmara Municipal para assinalar o 50° aniversário do 25 de Abril.
As atividades previstas estão ligadas às artes, ao associativismo e à cidadania ativa. Organizadas por temas e momentos evocativos, terão como objetivo o reforço da memória coletiva e a relevância atual dos valores e das conquistas da ‘Revolução dos Cravos’ na construção e afirmação de um país progressista e igualitário, justifica a autarquia.
Apesar do programa diversificado, alguns pontos altos estão previstos para os dias que antecedem a data e para o dia 25 de abril. Um deles será a homenagem aos autarcas portimonenses e reedição do livro ‘Poder Autárquico em Portimão – 50 Anos’, no dia 13 desse mês, às 19h30, na antiga lota da cidade.
Na véspera da efeméride, a 24, o Portimão Arena recebe José Cid para um concerto, estando ainda prevista a inauguração da escultura ‘Flores de Abril’, e Santos Carvalho, junto ao Parque de Feiras e Exposições.
No feriado da liberdade, às 9h00, haverá hastear das bandeiras, largada de pombos, arruada e a interpretação do hino nacional pela Banda da Sociedade Filarmónica Portimonense e Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão, na Praça 1º de Maio. Uma hora mais tarde, o coreto será o ponto de partida para a tradicional ‘Corrida da Liberdade’.
Por fim, às 10h30, o salão nobre dos Paços do Concelho receberá a sessão solene das comemorações oficiais, com intervenção dos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal, de Isabel Guerreiro, presidente deste órgão autárquico, e Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal.
Programação vasta
As celebrações começam, porém, muito antes do aniversário. Além da exibição do filme ‘Linha Vermelha’, de José Filipe Costa, nos Cinemas de Portimão, amanhã, dia 16, às 18h00, será apresentado ao público, no Dia Internacional da Mulher, a 8 de março, o filme ‘Clandestina’, realizado por Maria Mire. Baseia-se no livro ‘Memórias de uma falsificadora’, da ativista política portimonense Margarida Tengarrinha, falecida no final do ano passado.
Haverá uma sessão para escolas, nos Cinemas de Portimão, com a participação da realizadora, marcada para as 15h00, e outra para a restante população, às 21h00.
Já no dia 23 de abril, às 10h00, haverá no auditório do Museu de Portimão uma sessão para escolas que exibe “uma versão de montagem de 25 minutos do filme ‘Mulheres de Abril’, com a participação da realizadora Raquel Freire”, adianta ainda a autarquia.
No rol de eventos destacam-se ainda as conferências ‘50 anos de Educação’, das 9h00 às 18h00, a 10 de abril, no Teatro Municipal de Portimão, e ‘Prisões e Regimes de Detenção em Portugal: Antes e depois de 1974’, que terá lugar no Museu de Portimão, nos dias 19 e 20 de abril.
Na programação ganham ainda importância as ‘Teias D’Ideias’, esta sexta-feira, dia 16, sobre a ‘Imigração, Desafios e Benefícios da Multiculturalidade’, no dia 28 de março, com o tema ‘Crianças e Jovens, Caminhos e Futuro’, e a 12 de abril, sobre ‘Ambiente e Sustentabilidade’.
Por sua vez, o Grupo de Amigos do Museu de Portimão promove, naquele equipamento cultural, a tertúlia ‘Nós estávamos em Portimão no 25 de Abril’, a 13 de abril, às 17h00, enquanto o mesmo espaço recebe o lançamento do livro ‘O Algarve em transe e os loucos anos 60/70 em Portimão’, de Maria João Raminhos Duarte, no dia 24 de abril.
Cidadania para os mais novos
Uma das iniciativas de ‘Portimão, Terra Democrática’ será a simulação de uma eleição, sendo para o efeito promovido o ‘bootcamp’ Conselheiros da Cidadania, entre fevereiro e abril, no qual os alunos do centro de formação DUAL e da Escola de Hotelaria e Turismo terão o desafio de criar listas, programas eleitorais e uma campanha eleitoral.
Após a votação em urna, os eleitos assumirão um papel informal de trabalho com a autarquia, relacionado com a participação jovem, para ser apresentado na Assembleia Municipal em abril. Ainda neste âmbito, os alunos do quarto ano da Escola Básica da Pedra Mourinha participam nos ‘Exploradores da Cidadania’, a 19 de abril, no salão nobre da Câmara Municipal.
Liberdade inspiradora
Na área da cultura ganham ainda relevo as exposições ‘Memórias de Abril’, com imagens do fotojornalista Marques Valentim, na Casa Manuel Teixeira Gomes, e ‘The Portuguese Prison Photo Project’, com imagens do português Luís Barbosa e do suíço Peter M. Schulthess, no Museu.
Estão ainda agendados um concerto de homenagem a Fernando Lopes Graça pelo Grupo Coral Adágio, a 15 de março, às 15h00, no Museu, o espetáculo ‘Anónimos de Abril’, com Rogério Charraz e José Fialho Gouveia, no dia seguinte, às 21h00, no Teatro Municipal, o espetáculo ‘Memórias de uma falsificadora’, baseado no livro de Margarida Tengarrinha, no dia 25 de fevereiro, às 17h00, no Museu ou a peça ‘O Salto’ com encenação de Tiago Correia, no TEMPO, a 23 de março, às 21h00.