Portimão celebra 99.º aniversário com foco no futuro

Créditos fotográficos: Município de Portimão

Portimão comemorou o seu 99.º aniversário de elevação a cidade, no dia 11 de dezembro, com uma programação que incluiu a inauguração de infraestruturas, a atribuição de prémios e a apresentação da programação cultural e artística que irá marcar o centenário da cidade, em 2024.

Hastear da bandeira e inauguração do Memorial ao Antigo Combatente

As comemorações começaram na manhã do dia 11 de dezembro com o hastear da bandeira e a inauguração do Memorial ao Antigo Combatente, no Cemitério de Portimão. O memorial é uma iniciativa do Núcleo Lagoa/Portimão da Liga dos Combatentes, em conjunto com a Câmara Municipal de Portimão.

Sessão solene e apresentação da programação do centenário

No salão nobre dos Paços do Concelho, teve lugar a sessão solene do 99.º aniversário de Portimão. Na ocasião, foi apresentada a programação cultural e artística que irá marcar o centenário da cidade, sob o tema ‘Cidade Invisível’.

A programação, que será desenvolvida por uma equipa pluridisciplinar, ligada à cidade de Portimão e com competências nos campos da antropologia, da arquitetura, da literatura e da história, entre outros, contará com forte presença das artes plásticas e de espetáculos de novo circo, teatro, música e dança.

Entre os projetos apresentados, destacam-se a ‘Biblioteca de Cordas e Nós’, que trabalhará com a comunidade educativa, para falar de uma escola intemporal, inspirada em princípios universais como a capacidade de escutar e de fazer silêncio; o ‘Museu do Tempo’, que vai estar abaixo da terra, dentro de uma caixa metálica a 50 centímetros de profundidade, reunindo memórias dos portimonenses; e ‘Os Caminhos Orgânicos’, que lidará com adolescentes, para mostrarem os caminhos que percorrem na cidade.

Lançamento da primeira pedra do Jardim Gonçalo Ribeiro Telles

No final da tarde, teve lugar o lançamento da primeira pedra do Jardim Gonçalo Ribeiro Telles, que em breve se converterá num novo espaço verde e de lazer em pleno centro da cidade.

O projeto prevê um quiosque, uma zona de ‘street workout’ e um pequeno anfiteatro, além da exibição das cantarias manuelinas da chamada Quinta do Morais, bem como a recuperação da nora e tanque existentes no local.

Inauguração do Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor

As comemorações do 99.º aniversário de Portimão terminarão no dia 16 de dezembro com a inauguração do Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor. O novo equipamento cultural resulta das obras de reabilitação do edifício da Estação do Instituto de Socorros a Náufragos de Alvor.

O centro contará com uma exposição permanente sobre a história dos salva-vidas em Alvor, bem como com uma sala multimédia onde serão exibidos vídeos e documentários sobre o tema.

Perspetiva de futuro

Ao longo da sessão solene, a presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, destacou os principais projetos previstos para os próximos tempos, com o objetivo de “requalificar e desenvolver” a cidade.

Entre os projetos mencionados, destacam-se: a construção de novas infraestruturas turísticas, que reforçarão a oferta de alojamento em mais de 1200 camas, a instalação do Museu do Mar na Fortaleza de St.ª Catarina, a ampliação da Casa Manuel Teixeira Gomes e a requalificação da zona ribeirinha de Portimão.

Isilda Gomes sublinhou que “mais que uma simples declaração de intenções, defendemos uma ideia de cidade que nos sobreviverá a todos”. “É um projeto de espaço comum de vida e de conhecimento, de esperança e formação para jovens, de trabalho e lazer para adultos, de solidariedade e apoio para idosos”, afirmou.

You may also like...

Deixe um comentário