Portimão convida a celebrar Páscoa em vários espaços públicos
O concelho de Portimão volta a celebrar a Páscoa com um programa de atividades, sobretudo direcionado para as famílias e para os mais pequenos, entre 23 de março e 7 de abril.
Sob o mote ‘Viva a Páscoa em Portimão 2024’, destacam-se a já popular ‘Caça aos Ovos’ e o Mercadinho, além da decoração alusiva distribuída pelos espaços públicos como os Largos da Mó e 1º de Maio. Na Praça da República, mais conhecida por Alameda, será instalado um carrossel e um baloiço, sem esquecer um ‘photospot’ para ‘selfies’, que poderão ser registadas todos os dias, das 15h00 às 20h00.
Por sua vez, entre 23 e 31 de março, haverá um Mercadinho da Páscoa dinamizado pela Associação Marginália no Jardim 1º de Dezembro, onde participam pequenos negócios de artesanato e uma mostra de produtos locais, com destaque para o vinho, os queijos e a doçaria alusiva à época, estimulando o património e a cultura regional. O espaço, visitável das 17h00 às 20h00, de segunda a sexta-feira, estará aberto das 11h00 às 20h00 aos sábados, domingos e feriados, contando com decoração pascal e um ‘photospot’.
Numa atividade que tem cativado os mais novos, no fim de semana prolongado da Páscoa, entre 29 e 31 de março, das 15h00 às 18h00, as crianças até aos 12 anos poderão participar na ‘Caça aos Ovos’, que percorrerá a cidade e terminará no Jardim Visconde Bivar, onde conhecerão o ‘Coelhinho da Páscoa’.
Madagáscar e música compõem programa
Também num evento dedicado aos mais novos, o Portimão Arena recebe, a 30 de março, a partir das 16h00, o espetáculo ‘Madagáscar, Uma Aventura Musical’, com encenação de Paulo Sousa Costa.
O leão Alex, a zebra Marty, a girafa Melman, o hipopótamo Glória e os ‘hilariantes’ pinguins não faltam nesta produção da ‘Yellow Star Company’, que tem como promotor o município de Portimão. Os bilhetes custam entre 15 e 50 euros e podem ser adquiridos online (portimaoarena.bol.pt) ou nos locais habituais.
Ainda no mesmo dia, mas às 21h00, sobe ao palco do Teatro Municipal de Portimão a Orquestra do Algarve, dirigida pelo maestro Martim Sousa Tavares, para um Concerto de Páscoa.
Este programa dará a ouvir “a música de Joseph Haydn, que com as suas ‘sete últimas palavras de Cristo na cruz’ transpõe para música sete estados de espírito que vão da maior serenidade à agitação do terremoto que aconteceu no monte Calvário após a paixão de Cristo”, sublinha a Orquestra. Os bilhetes custam dez euros e podem ser adquiridos online (tempo.bol.pt) ou na bilheteira do Teatro Municipal.
Férias da Páscoa para as crianças
A Biblioteca Municipal de Portimão, o Museu, o Pavilhão Desportivo da Boavista e a Quinta Pedagógica prepararam diversas propostas para crianças entre os 5 e os 12 anos, que decorrem entre 25 de março e 5 de abril, das 9h30 às 12h30.
Esta iniciativa proporcionará diferentes ocupações relacionadas com património, história, literatura, expressão plástica, tradições locais e regionais e atividades relacionadas com o meio rural. Haverá também muitos momentos de atividade física, jogos tradicionais e coletivos, ‘laser run’, dança e muito mais.
Tradições pascais celebram Semana Santa
Nesta quadra há várias tradições seculares que marcam o programa litúrgico da Semana Santa em Portimão, que se inicia no sábado, 23 de março, e se prolonga até ao Domingo de Páscoa, 31.
A programação litúrgica inclui eucaristias, vigílias pascais, procissões e vias-sacras na Igreja Matriz de Portimão, na Paróquia da Nossa Senhora da Conceição, na Igreja da Paróquia da Nossa Senhora do Amparo, na Paróquia da Nossa Senhora da Assunção na Mexilhoeira Grande, nas Igrejas em Alvor, nos Montes de Cima e na Penina, que pertencem à Paróquia do Divino Salvador de Alvor, além do Vicariato da Pedra Mourinha.
A realização da Procissão e Bênção dos Ramos, quer na Igreja Matriz de Portimão, quer a partir do Centro Paroquial da Nossa Senhora do Amparo, na Igreja em Alvor e na Mexilhoeira Grande ganham grande relevância no Domingo de Ramos, assinalado a 24 de março.
Na vasta programação destaca-se também a celebração da Quinta-Feira Santa, no dia 28, com a Missa da Ceia do Senhor e o rito do lava-pés, às 19h00 na Igreja Matriz de Portimão, às 19h30 na Matriz da Mexilhoeira Grande e às 21h00 na Igreja do Divino Salvador em Alvor.
Já na Sexta-Feira Santa, dia 29, a Procissão do Enterro do Senhor será um dos pontos altos da celebração da morte e ressurreição de cristo. Assim, a partir das 21h00, a imagem do ‘Senhor Morto’ passará pela Igreja do Colégio e percorrerá as Ruas 5 de Outubro e Serpa Pinto, seguindo depois pelo Jardim 1º de Dezembro, pela Rua Direita e Rua Manuel Barão, em direção à Praça da República (Alameda), terminando na Igreja Matriz.
No mesmo dia decorrem as vias-sacras, quer na Quinta do Amparo às 15h00, quer na Mexilhoeira Grande às 17h00, ou nos Montes de Alvor às 18h00.
No dia seguinte haverá vigílias pascais, às 21h30, na Igreja Matriz de Portimão, na Matriz da Mexilhoeira Grande e em Alvor, sendo que às 22h00 terá lugar a vigília na Igreja da Nossa Senhora do Amparo.
A celebração da Semana Santa encerra no Domingo de Páscoa, 31 de março, com a missa na Matriz de Portimão, às 10h00, seguida da Procissão da Ressurreição de Jesus nas principais artérias do centro da cidade.
Na Paróquia do Divino Salvador, as celebrações terão lugar a partir das 9h00 em Alvor, das 12h00 na Igreja de Santo André, na Penina, e das 17h00 nos Montes de Alvor, enquanto na freguesia da Mexilhoeira, as visitas pascais decorrem às 9h30 na Figueira, às 11h00 na Mexilhoeira Grande, às 15h00 nos Montes de Cima, às 16h30 na Pereira e às 18h00 na capela da Aldeia de São José de Alcalar.