Portimão dá voz aos imigrantes no Dia da Cidade
A 11 de dezembro, Portimão assinala o 91º aniversário da elevação a cidade, tendo sido preparado um programa de atividades que, entre os dias 4 e 12, assinalará a efeméride, com vista a celebrar a diversidade cultural e a capacidade de acolher não só quem chega de novo, mas também as novas gerações de atletas, músicos, escritores e artistas.
Imigrantes oriundos de Angola, Brasil, Irão, Rússia e China, atualmente residentes em Portimão, foram convidados a participar na sessão solene do Dia da Cidade, agendada para as 11h00, partilhando experiências de vida e a forma como se integraram na sociedade portimonense.
“Migrações e Desenvolvimento- uma perspetiva local” será tema para um debate agendado para 5 de dezembro, pelas 15h30, no auditório do Museu de Portimão, com a participação de personalidades locais com diferentes perspetivas sobre a temática da migração, nomeadamente Mostafa Zefri (professor no ISMAT), padre Frederico Lemos (jesuíta), Luís Sérgio Miranda
(comandante da Esquadra de Investigação Criminal e subcomissário), Arnaldo Moreira (inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), Ludmila Moghilevscaia (Centro de Apoio à População Emigrante de Leste e Amigos), Jorge Mutombene (Associação Cultural e Recreativa de Moçambicanos e Amigos de Moçambique) e Hélder Gonçalves (professor coordenador do projeto “Português para Todos” da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes).
A moderação deste debate estará a cargo de Pedro Cantinho Pereira (professor do ISMAT), estando previstos momentos culturais com a participação de Jaír Baptista (músico brasileiro) e da Associação de Capoeira do Distrito de Faro – Grupo Revolução.
Ainda no âmbito da temática das migrações, no dia 6 de dezembro, pelas 18h00, terá lugar o visionamento do filme “Mediterranea”, que aborda o tema atual e polémico da travessia do Mediterrâneo pelos imigrantes em busca de segurança e de liberdade.
Com entrada gratuita nos Cinemas de Portimão, este é o primeiro filme do jovem realizador Jonas Carpignano, finalista do Prémio Lux atribuído pelo Parlamento Europeu para promover o cinema.
No dia 8 de dezembro, o Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão abre as portas para homenagear os campeões portimonenses que se destacaram ao longo da última época em inúmeras modalidades, na tradicional Gala do Desporto com início marcado para as 17h00.
Dia da Cidade
O Dia da Cidade, a título oficial, tem início às 9h00, frente aos paços do concelho com o hastear da bandeira, com a participação da Sociedade Filarmónica Portimonense, Fanfarra da Associação de Bombeiros Voluntários de Portimão e da Sociedade Columbófila de Portimão, PSP, GNR, PM-Capitania e Associação de Fuzileiros do Algarve.
Porque o Mercado da Avenida S. João de Deus comemora oito anos, às 10h00 haverá bolo de aniversário, confecionado e servido pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, acompanhado por uma prova de gin e licores.
Nesta ocasião será ainda inaugurada uma exposição de fotografia com imagens exclusivas da cidade de Portimão.
Segue-se a sessão solene pelas 11h00, nos Paços do Concelho, onde terão lugar as intervenções oficiais do presidente da Assembleia Municipal e da presidente de Câmara e também as intervenções de cinco imigrantes residentes em Portimão, estando os momentos musicais a cargo dos alunos do Curso Profissional Instrumentista de Cordas e Teclas do 10.º A – NOPA (Naipe de orquestra e práticas de acompanhamento) acompanhados pelo professor Gonçalo Duarte.
A 1ª Mostra de Cinema Independente Made In Portimão acontece pelas 18h00, nos Cinemas de Portimão, onde serão exibidas quatro curtas-metragens: Virtual, Contrastres, Processo 3409 e Até ao Fim, com entrada gratuita.
Programa complementar
Os portimonenses são convidados a participar nas diferentes atividades programadas entre os dias 4 e 12 de dezembro, enttre exposições de fotografia, exibição de filmes, atuações musicais, dança, fado, lançamento de livros, prática de várias modalidades desportivas, entre outras.
O programa oficial arrancará no dia 4 de dezembro, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes com a inauguração da exposição de fotografia “ Portimão, Imagens de Outros Tempos” que convida a uma viagem através de filmes, fotografias e livros com imagens de outros tempos.
Manuel Teixeira Gomes será mais uma vez relembrado pela sua cidade, através do livro da editora Arandis “ Manuel Teixeira Gomes numa sublime cruzada em busca do belo”, da autoria de José Artur Pacheco, a ser apresentado no dia 6 de dezembro, pelas 16h00 no Museu de Portimão, com a participação de Aires de Almeida e do grupo Coral Adágio.
No dia 7, pelas 18h30, na Casa Manuel Teixeira Gomes será inaugurada a exposição “ Portimão, você está aqui” de Bruno Fonseca e Ramiro Spinedi que dá a conhecer através de fotografias aéreas uma perceção espacial mais abrangente das várias vertentes da cidade, numa viagem virtual pela margem oeste do Rio Arade, tendo a Serra de Monchique como limite a norte, e a típica Vila de Alvor e a sua ria como limite oeste.
Ainda no âmbito das comemorações do Dia da Cidade, a 9 de dezembro, pelas 21h00 será apresentado publicamente na Casa Manuel Teixeira Gomes o Serviço de Apoio ao Movimento Associativo de Portimão, que a autarquia vai passar a colocar à disposição do tecido associativo portimonense, com vista a promover o associativismo e incentivar o empenho e o trabalho voluntário, facilitar o diálogo e o intercâmbio entre a autarquia e as associações, bem como aprofundar o conhecimento da realidade associativa do concelho.
Nesta ocasião será ainda entregue o prémio do concurso de ideias lançado para o logotipo da ARU – Área de Reabilitação Urbana e haverá lugar para um espetáculo de dança contemporânea “ Meia Praia- um olhar sobre a comunidade piscatória algarvia”, pela Dancenema.
A noite de 10 de dezembro será marcada pela atuação de artistas locais que sobem ao palco do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, pelas 21h30, para a 3ª edição do espetáculo “Ká-Se-Faz”, que contará com a participação da Banda Filarmónica Portimonense, Reflect e Laura Abel (música e dança), Luana Velásques (fado), Coro Infantil do Grupo Coral Adágio, Grupo de Ginástica do Centro de Instrução e Recreio da Mexilhoeira (ginástica/ dança), Orquestra de Acordeões da Academia Música de Lagos e do Rancho Folclórico da Figueira.
A 12 de dezembro, pelas 16h00, será ocasião para a inauguração de duas exposições no Museu de Portimão: os trabalhos premiados na 15ª Corrida Fotográfica de Portimão e “1915 – O Despertar do Algarve”, uma mostra realizada no âmbito das comemorações do centenário do primeiro congresso regional algarvio realizado em 1915 na Praia da Rocha.
A final da 11ª edição do Concurso de Fado Amador – Cidade de Portimão terá lugar pelas 21h20 e contará com a participação do fadista Jorge Fernando como convidado especial.
O associativismo, como já é habitual, marcará de forma especial a vivência do Dia da Cidade e dinamizará ao longo dos vários dias manifestações desportivas, culturais e lúdicas.