Portimão distingue projetos de voluntariado que promovem a melhoria da qualidade de vida
A Câmara Municipal de Portimão assinalou o Dia Internacional do Voluntariado, a 5 de dezembro, com a entrega dos prémios do 5.º Prémio Municipal do Voluntariado.
Os projetos vencedores, nas categorias Coletiva e Individual, foram o ‘Lighthouse Portugal’, da Associação da Comunidade Vale da Benção, e o ‘Volunteer Portugal’, desenvolvido por Fernando João da Cruz.
O projeto ‘Lighthouse Portugal’ visa promover o sucesso escolar, combater o abandono escolar e realizar atividades de lazer salutares para um crescimento mais harmonioso de pré-adolescentes e adolescentes de famílias carenciadas ou de baixos recursos.
Já o projeto ‘Volunteer Portugal’ consiste na criação de uma plataforma digital destinada à formação de equipas de voluntariado e ao estabelecimento de pontes entre estas, projetos existentes a nível nacional e entidades parceiras.
Cada vencedor do prémio recebeu 6.500 euros.
A cerimónia de entrega dos prémios foi antecedida por uma mesa-redonda sobre o voluntariado, na qual participaram representantes do Banco Alimentar do Algarve, do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Refood e da DYPALL Network.
A presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, realçou a importância do voluntariado para a melhoria da qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade. “Enquanto tivermos pessoas em situação de sofrimento e sem ajuda, seremos uma sociedade doente”, afirmou.
A autarca sublinhou também que o Prémio Municipal do Voluntariado é uma forma de incentivar a criatividade e a inovação no apoio às pessoas mais necessitadas.