Portimão estreia Festival de Arte, Luz e Cultura em julho
A grande surpresa do próximo verão em Portimão será a estreia do evento ‘Noitada Portimão – Festival de Arte, Luz e Cultura’, que se realizará na última quinzena de julho e que promete marcar a época alta deste destino turístico. Aliás, foi naquela que é a maior feira deste setor, que a Câmara Municipal de Portimão aproveitou para dá-lo a conhecer. Assim, no palco da Bolsa de Turismo de Lisboa, no dia 3 de março, foram desvendados alguns pormenores desta festa que contará com 15 zonas de espetáculo, quatro palcos e mais de 50 artistas itinerantes.
Na apresentação, Paulo Silver, da empresa ‘New Sheet Entertainment’, afirmou que este festival “tem tudo para ser rapidamente uma referência, não só para a comunidade local, mas também para a região algarvia, ao estimular a arte e proporcionar oportunidades de negócio, sobretudo para o comércio e o turismo”.
A intenção é colocar a cidade na rota internacional dos festivais de luz, aproveitando o mote da celebração do 100º aniversário da elevação a cidade. A ambição é que se torne um evento anual, defendeu Paulo Silver.
E os atrativos serão mais do que muitos, segundo a organização, pois o evento estender-se-á entre a ‘ponte velha’ e o Largo da Mó. Assim, na zona da ponte está previsto um espetáculo laser, “criado por uma empresa nacional”, que “poderá, possivelmente, ser o maior do género realizado em Portugal”, adiantou, enquanto o Jardim Visconde Bívar “terá uma floresta mágica, com instalações de luz e sonoplastia desenhada por um produtor de Portimão”.
A uns metros de distância, “na Praça Manuel Teixeira Gomes teremos a performance ‘Ode ao Mar’, com insufláveis e animação imersiva, ao passo que no Jardim 1º de Dezembro funcionará a ‘Silent Disco’, com uma decoração à base de bolas de espelhos e muita iluminação, por onde as pessoas, munidas de ‘headphones’, dançarão ao som do estilo musical que escolherem”, adiantou ainda.
Por sua vez, no Largo 1º de Maio, o ‘Video Mapping’ projetado no edifício dos Paços do Concelho celebrará os cem anos da cidade. A Rua Direita transformar-se-á numa ‘Rainbow Street’ com os artistas a trabalhar cinco cores, formando cortinas LED em constante mudança.
A Alameda será o palco principal, sendo criada uma zona para crianças e outra que destacará a cultura popular, uma vez que, conforme descrevem os promotores, se trata de um festival dirigido às famílias. Bandas de renome, que serão divulgadas mais tarde, atuarão neste espaço, instalado junto ao Colégio dos Jesuítas.
No final do percurso, que atravessa grande parte do centro da cidade, no Largo da Mó, será instalada uma lua de cinco metros de diâmetro, por baixo da qual existirá o palco ‘Fados ao Luar’, por onde passarão artistas portimonenses.
“Além das lojas abertas à noite, convidando os visitantes a entrar e a consumir, haverá decorações específicas e animação de rua, a cargo de meia centena de artistas, entre instalações, percussionistas, envolvendo todos”, realçou o portimonense Paulo Silver.
‘100 Anos, 100 Sardinhas’
Um dos pontos altos do festival será o projeto ‘100 Anos, 100 Sardinhas’, que envolverá artistas, os cidadãos e o comércio local. Na primeira fase, que já está a decorrer, 50 artistas locais pintam meia centena de sardinhas, passando, na segunda fase, esta oportunidade aos portimonenses. Serão, assim, desafiados a submeter as propostas artísticas com base neste ex-libris gastronómico. No final, as imagens produzidas serão retratadas em azulejos, a espalhar por cem edifícios icónicos da cidade.
Este projeto terá como ponto alto a noite de estreia da ‘Noitada’, em que os participantes serão desafiados a entrar numa espécie de ‘peddy paper’, com recurso a uma aplicação criada para este fim, e a encontrar as sardinhas. “Cada azulejo tem um ‘QR Code’ que desbloqueia a sardinha encontrada, divulgando o que os edifícios ou espaços públicos representam para Portimão. As primeiras dez pessoas a descobrir as cem sardinhas recebem um prémio pecuniário, a utilizar no comércio local”, adiantou o promotor.
Desporto em destaque
Nesta apresentação, que revelou ainda os principais eventos de 2024, com Rui Belmonte a apelar ao apoio ao piloto Miguel Oliveira durante a Moto GP que terá lugar no Autódromo Internacional, entre 22 e 24 de março. Já Filipa Matta May, presidente da Associação Portuguesa de Desportos de Disco, revelou que a Praia da Rocha volta a ser palco, entre 14 e 26 de outubro, do Campeonato do Mundo de Frisbee.
“Portimão é cidade atrativa”
Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal, afirmou que, “em ano histórico”, a autarquia quer fazer “história através de um programa de intervenção cultural sem paralelo, numa parceria com o ‘Lavrar o Mar’, e do novo evento ‘Noitada’, que pretende ser uma marca distinta da cidade, envolvendo os agentes económicos como parte fundamental”.
A autarca relembrou ainda a importância do Festival da Sardinha, que este ano conta com as atuações de Áurea, a 30 de julho, Sara Correia, a 31 de julho, Anjos, no dia 1 de agosto, Richie Campbell, no dia 2, Marisa Liz, a 3 de agosto, e os Delfins a encerrar o evento, no dia 4.