Portimão estreia ‘Noitada’

A ‘Noitada Portimão’ promete transformar o centro e a baixa da cidade num espaço de espetáculo, nas mais diversas aéreas, como a música, a arte e a cultura.

É a primeira vez que este Festival é promovido, mas a garantia é que atraia muitos residentes e turistas a diversos pontos da cidade, nos dias 26 e 27 de julho, das 19h00 às 22h00. Será composto por música ao vivo, performances, instalações interativas e jogos de luzes.

Na programação destacam-se as atuações de HMB, Para Sempre Marco, Bateu Matou e Pânico, com Fernando Alvim, Carolina Torres e Paulo Silver.
Além disso, haverá ‘shows’ de laser pela cidade que vão criar um espetáculo visual e que complementará a atmosfera festiva, refere a organização.
Entre os destaques da ‘Noitada’ estão diversas instalações artísticas em homenagem ao mar, como símbolo da herança de Portimão, e um mercado regional, no qual os visitantes podem explorar uma variedade de produtos locais e artesanais. O evento vai contar com vários palcos, sendo a Praça da República o palco ‘Cidade’, onde ocorrem as atividades de maior impacto.

No icónico Largo da Mó a proposta será para o fado, enquanto uma ‘Silent Disco’ permitirá que os visitantes dancem ao som de músicas escolhidas por si, ouvindo-as com recurso a ‘phones’.

Os espetáculos de luzes e ‘neons’, incluindo ‘vídeo mapping’, transformarão as fachadas dos edifícios em telas gigantes. Para os mais pequenos, haverá uma ‘zona kids’. Será no parque infantil, espaço que se tornará numa terra de ‘neons’, personagens, insufláveis e outras atrações. A organização disponibiliza toda a informação online (noitada.pt).


O QUE VER?

ARTE
Rua do Comércio iluminada

A principal rua do centro estará iluminada de uma ponta à outra. Num ambiente diferente, os visitantes podem espreitar as lojas e ficar a conhecer o comércio local.

Rua Direita será a ‘Rua Rainbow’
Esta artéria transforma-se para homenagear a diversidade e a inclusão. Será uma experiência rica em cor, amor e sensações.

Palco TEMPO com ‘Disco Silencioso’
Uma discoteca silenciosa surge no meio do mundo místico das árvores e bolas de espelho. Estarão no espaço dois DJ e os visitantes podem escolher qual das músicas preferem ouvir.

‘Laser’ na ‘ponte velha’
A cada meia hora, a partir das 21h00, a ‘ponte velha’ será o cenário de um dos maiores espetáculos de laser do país. É preparado pela ‘Lasereffect’, considerada uma das melhores empresas do mundo e 100 por cento portuguesa.

LUZ
Rua João Anes passa a ser ‘Rua UV’

‘Face paints’ que reagem à luz negra, instalações de arte, graffiti colorido… São apenas algumas das propostas para esta zona.

Ver a cidade na roda gigante
A sugestão por estes dias será ver a cidade iluminada e colorida ao subir à roda gigante, instalada na zona ribeirinha

Um cavalo na ‘Casa Inglesa’
Numa ode ao mar, na zona da ‘Casa Inglesa’ haverá uma instalação interativa. É um cavalo alado com 12 metros de altura.

CULTURA
Fados ao Luar são no Palco da Mó

Uma lua gigante toma conta do Largo da Mó, criando o clima ideal para duas noites repletas de fado. No dia 26, haverá espetáculos de uma fadista de Portimão, da Casa D’Amália ao Vivo e do Salão de Fados. No dia seguinte, será João Leote, ‘3 Gerações de Fado em Portimão’ e Salão de Fados.

Um ‘Oceano Invertido’ na Rua Vasco da Gama
Um teto de laser que transporta os visitantes para o fundo do mar é a sugestão da instalação deste espaço. O destaque será a fauna marinha.

‘Stonehenge’ com uma experiência 360º
O objetivo é viver esta experiência, na zona ribeirinha, dentro ou fora do ‘Stonehenge’ digital. São duas formas de sentir a obra dos dois artistas portugueses Tiago Teixeira e Tomás Paulo.

‘Lota Cool Market’ integra Festival
O mercado mais ‘cool’ do Algarve está de volta à antiga lota e, desta vez, tem dois dias da sua edição em conjunto com a ‘Noitada’.

MÚSICA
Praça da República acolhe o Palco Cidade

A icónica Alameda permite assistir a vários concertos, mas também ao ‘vídeo mapping’ na fachada da Igreja do Colégio. Acompanha os espetáculos de HMB, Pânico, com Fernando Alvim, Carolina Torres e Paulo Silver, no dia 26, e de Para Sempre Marco e Bateu Matou, no dia 27. Nos dois dias, a noite termina com um DJ convidado.

Mapeamento do Centenário no Largo 1° de Maio
100 anos de Portimão são reimaginados em ‘vídeo mapping’, na fachada da Câmara Municipal. O espetáculo digital é criado pelos artistas visuais portugueses DMotion.

Bandas algarvias sobem ao Palco Arade
Este será um palco dedicado à música algarvia com bandas locais. No dia 26 atuam Divino, Cobra Dourada e Psiquelas, enquanto, no dia 27, será a vez de Chalice Bwoy e a Banda do Exército Jah, Magro e Lana Gasparotti. Nos dois dias, o palco encerra com o DJ Izzy.

You may also like...

Deixe um comentário