Portimão lança ação de empreendedorismo nas escolas com STartIUPI
A Câmara Municipal de Portimão dá a conhecer esta quarta-feira, 4 de março, o projeto StartIUPI, em diversos estabelecimentos de ensino do concelho, abrangendo cerca de 300 alunos do quarto ano de escolaridade.
A ação marca o início de mais uma edição do Março Jovem e pretende que os pequenos estudantes desenvolvam competências empreendedoras ao longo deste ano letivo 2019/2020.
Esta metodologia, dinamizada pelos Territórios Criativos, visa fazer chegar o empreendedorismo às escolas, envolvendo todos os intervenientes de forma divertida e pedagógica, dando continuidade aos objetivos da Startup Portimão, incubadora de negócios da Câmara Municipal que atua enquanto interlocutora com a comunidade empreendedora local.
“Com esta metodologia de educação não formal, as crianças aprendem a identificar oportunidades, a ter autoconfiança, a saber ouvir, a fazer apresentações, a organizar e a planear, ganhando igualmente responsabilidade e trabalho de equipa, ao mesmo tempo que poderão experimentar o ciclo de criação de valor (produto, preço, promoção e praça)”, justifica a autarquia.
O projeto está a ser implantado em 14 turmas do quarto ano da EB Alvor (duas turmas), EB Montes de Alvor (uma), EB José Sobral (uma), EB Chão das Donas (duas), EB Pedra Mourinha (quatro), EB Vendas (uma) e EB Coca Maravilhas (três). Um total de 314 alunos participará nas 42 sessões previstas, que decorrem entre fevereiro e junho, sempre no período matinal do horário escolar.
Serão realizadas três sessões por escola, a primeira que consiste na dinamização de atividades e jogos que permitem aos jovens descobrir o que é o empreendedorismo.
Já na segunda sessão, os participantes começarão a experimentar o ciclo de criação de valor, tendo a oportunidade de desenvolver os próprios projetos criando ‘algo que ainda não existe’, ao passo que a derradeira sessão possibilitará às crianças finalizar o processo, trabalhando a promoção dos produtos que desenvolveram e preparando todos os materiais necessários para a venda na praça. Por fim, os trabalhos serão mostrados numa exposição final, patente de 15 a 19 de junho em local a determinar.
Ainda no âmbito desta aposta municipal, o programa do Março Jovem 2020 também inclui o evento ‘Associativismo & Empreendedorismo Juvenil’, que entre 9 e 11 criará dinâmicas de grupo e momentos de reflexão sobre o tema, com a realização de vários workshops na Escola Profissional Gil Eanes de Portimão e nas Escolas Secundárias da Bemposta, Manuel Teixeira Gomes e Poeta António Aleixo, tendo como público-alvo as turmas dos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade.
O objetivo é conduzir os jovens na criação e estruturação das suas ideias e, numa segunda fase, proporcionar ferramentas que permitam a partilha e defesa dessas mesmas ideias numa sessão final, agendada para 19 de março entre as 14h30 e as 17h00, no auditório da Escola Secundária da Bemposta.