Portimão recebe I Festival de Música Manuel Teixeira Gomes

O primeiro Festival de Música Manuel Teixeira Gomes é um evento promovido pela Associação Barlavento Ensemble, que terá lugar entre 11 e 31 de outubro, com quatro recitais de música de câmara, na Casa-Museu onde viveu o patrono de Portimão.
Os concertos, que se realizam em cada semana, vão contar com vários intérpretes convidados, dos quais se destaca o músico portimonense David Nunes, mas também Júlia Lima, Luiza Dedisin, Esmeralda Jerez e Elisabel Acetosi.
Conforme realça a Associação Barlavento Ensemble, presidida pelo maestro portimonense Cristóvão Silva, o Festival de Música Manuel Teixeira Gomes “não é mais do que o justo reconhecimento e gratidão por esta figura maior e ímpar da política e cultura portuguesa, o conterrâneo mais ilustre que a cidade de Portimão viu nascer”.
“Escritor, diplomata exímio, Presidente da República, melómano confesso e admirador incansável da beleza artística que os seus olhos e ouvidos puderam contemplar no seu tempo, Manuel Teixeira Gomes soube como nenhum outro ter a verticalidade de carácter para não se deixar conspurcar pelos desvios de interesse e das opções transviadas que politicamente se lhe figuraram em vida”, reforça a Associação.
Com um alinhamento que contempla diferentes temas musicais, o programa começa no dia 11 de outubro, sábado, às 21h00, com a interpretação de David Nunes, seguindo-se na sexta-feira seguinte, dia 17 de outubro, às 18h00, Júlia Lima, no violoncelo, e Inês Gomes, na guitarra clássica.
Uma semana mais tarde, no dia 24 de outubro, às 18h00, o evento destaca as atuações da soprano Luiza Dedisin e da pianista Irina Mamrici.
Esta primeira edição do Festival de Música Manuel Teixeira Gomes encerra no dia 31 de outubro, às 18h00, com Esmeralda Martins, no violino, e Elisabel Acetosi, no piano.





