Portimão sensibilizou escolas para perigos
Encerrou em Portimão no passado dia 19 de abril a terceira edição do programa municipal de sensibilização ‘A Escola e os Riscos… Preparar para Proteger’, com uma exposição estática de meios e recursos dos agentes de proteção civil no estabelecimento de ensino Júdice Fialho.
Iniciada em 2014, a iniciativa abrangeu até à data mais de 20 mil alunos, docentes e colaboradores de todos os estabelecimentos de ensino público e privado do concelho.
O programa está inserido na estratégia de educação para o risco, no âmbito do Plano de Atividades da Proteção Civil Municipal, sendo objetivos sensibilizar a comunidade escolar para uma cultura consciente de segurança, que contribua para a melhoria progressiva e continuada das condições de segurança das escolas de Portimão, quer nas próprias instalações, quer nos aspetos comportamentais da sua população.
No presente ano foram levadas a cabo 176 ações formadoras e sessões temáticas sobre riscos específicos, tendo sido ainda realizadas 19 visitas ao Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro.
Estes eventos promovidos pela Câmara local abrangeram, no ano letivo em curso, mais de cinco mil pessoas da comunidade escolar e contaram com a colaboração da Autoridade Marítima/Policia Marítima e Instituto de Socorros a Náufragos, Bombeiros de Portimão, Cruz Vermelha Portuguesa, Guarda Nacional Republicana, Infraestruturas de Portugal, Instituto Nacional de Emergência Médica, Policia de Segurança Pública, Sapadores Florestais e direções dos cinco agrupamentos de escolas do concelho.