Praia da Luz vai ter animação no Verão aos fins-de-semana para turista ver
Música, folclore, sardinhada e animação no mar estarão entre as iniciativas. «Marcha Popular da Praia da Luz», ainda em formação, terá doze pares, entre adultos e crianças, e atuará nos festejos de Santo António, São João e São Pedro, juntamente com grupos do Algarve e de outras zonas do país.
José Manuel Oliveira
Folclore, marchas populares, sardinhada, jazz e diversão com natação e patos no mar da Praia da Luz. São estas algumas das iniciativas que farão parte de um programa de animação aos fins-de-semana durante o Verão de 2015 na vila da Luz, localizada no concelho de Lagos, ainda em preparação por uma comissão de festas criada pela Junta de Freguesia.
“Nos meses de junho, julho, agosto e setembro haverá animação turística em todos os fins-de-semana, mais concretamente de sexta-feira a domingo. Para começar, estamos a programar os festejos dos Santos Populares, os quais contarão com música tradicional portuguesa, a atuação de ranchos folclóricos e doze «tasquinhas» a funcionarem como bares e restaurantes num terreno junto à Igreja”, disse à Algarve Vivo o presidente da Junta da Freguesia da Luz, Victor Mata.
Segundo explicou, os ranchos folclóricos que assinalarão as comemorações do Santo António, do São João e do São Pedro, serão oriundos de várias zonas do país, nomeadamente de Alte (Loulé), Oeiras, Cascais, do Ribatejo e da Nazaré. Serão despendidos nessa iniciativa cerca de 15 mil euros, nomeadamente com transportes e refeições para os elementos dos ranchos folclóricos, estando previsto que revertam para a organização as receitas resultantes do aluguer das ‘tasquinhas’ como forma de compensação do investimento.
Ao mesmo tempo, de acordo com aquele autarca, tendo em vista a participação nos festejos dos Santos Populares, “está em formação a «Marcha Popular da Praia da Luz», que contará com doze pares e orquestra”. “O grupo será constituído por adultos com idades a partir dos 25/30 anos e crianças desde os sete anos”, acrescentou Victor Mata.
Turistas irão mergulhar no mar à procura de patos como prémios
No mês de julho, e a exemplo de 2014, também num terreno junto à Igreja será a vez da música jazz animar aquela localidade aos fins-de-semana com a denominada «Festa do Turismo». Enquanto isso, quem estiver na praia será convidado a participar na «Animação de Mar».“Haverá provas de natação e largada de patos para dentro da água. Depois, os banhistas terão de mergulhar e procurar os animais e quem os encontrar ficará com os patos como prémio. É uma brincadeira para tentar incentivar os turistas que nos visitam”, explicou o presidente da Junta de Freguesia da Luz. Para tal, serão adquiridos 35 patos.
Já o mês de agosto, de 13 a 16, será dedicado ao «Festival da Sardinha», com grupos musicais. E de 4 a 7 de setembro, ao som do acordeão, terão lugar as festas da Senhora da Luz, as quais incluirão a tradicional procissão.“Podemos não ter dinheiro para obras, mas com imaginação e muito empenho trabalhamos para animar esta freguesia”, sublinhou Victor Mata.
A propósito, referiu que se encontra em formação um grupo de teatro, o qual atuará ao estilo de Revista à Portuguesa, tendo até já escrito para tal várias quadras. «Vila agitada em areais/Espreguiçam-se sobre o mar os corpos nus/Noites cálidas de folia e arraiais/Rocha negra que ao turista seduz», é um dos exemplos.
“O Grupo de Teatro Amador do Mercado da Luz, como se designará, será constituído por 35 elementos do concelho de Lagos e realizará espetáculos no Algarve. Em virtude da minha experiência nesta matéria, já que orientava um grupo de teatro em Cascais, de onde sou natural e residia, sou o autor das peças e terei também a meu cargo a responsabilidade pelos ensaios que terão lugar nas instalações do antigo Mercado Municipal da Luz”, salientou Victor Mata.