Praia dos Pescadores foi a primeira a hastear Bandeira Azul em Albufeira
A primeira Bandeira Azul da Europa (BAE) e a primeira Bandeira Praia Acessível hasteadas no concelho de Albufeira foram as da Praia dos Pescadores, numa cerimónia simbólica que decorreu esta segunda-feira, 6 de junho.
O momento contou com a participação das autoridades locais, entidades com responsabilidades na orla costeira e concessionários de praia, que ali se reuniram para confirmar que vale a pena trabalhar em conjunto para que Albufeira continue na liderança da qualidade ambiental das praias a nível nacional.
No total, são 25 as praias do concelho distinguidas com o galardão máximo da qualidade ambiental, às quais se junta a Marina e 13 as contempladas com a bandeira Praia Acessível, símbolo que garante que as zonas balneares têm todas as condições para acolher pessoas com mobilidade reduzida. A época balnear oficial no concelho de Albufeira começou no dia 1 de junho e prolonga-se até 30 de setembro.
O presidente da Câmara Municipal José Carlos Rolo destacou a importância de Albufeira continuar a fazer o pleno, no que respeita à atribuição de Bandeiras Azuis da Europa, com 25 praias a ostentar o galardão, mais uma bandeira atribuída à Marina.
“É um excelente cartaz de visita, um ponto muito positivo para a promoção de Albufeira, sem esquecer que recentemente também voltámos a ficar no top nacional das praias com ‘Qualidade de Ouro’ pela excelência da qualidade da água de banhos, nas 20 zonas balneares contempladas”, afirmou.
José Carlos Rolo referiu que a escolha da Praia dos Pescadores para hastear a primeira BAE não foi inocente, pois a autarquia pretende “mostrar que apesar de ser mais difícil manter o galardão numa praia urbana, naturalmente sujeita a maior pressão, os cuidados são redobrados e ano após ano, a Praia dos Pescadores volta a exibir a bandeira”.
“O Município tem desenvolvido um longo trabalho no que respeita à segurança das praias, quer ao nível do melhoramento e construção dos acessos, aquisição de viaturas e equipamentos destinados à limpeza dos areais, preparação das equipas de limpeza, dispensadores de álcool gel, marcação de circuitos de circulação, reforço da sinalética, a que este ano juntamos a campanha intitulada ‘Albufeira Safe’, para um Verão mais seguro, assente num turismo responsável”, refere ainda.
Na mesma sessão, Pedro Coelho, diretor regional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), elogiou o município por continuar a ser um exemplo a nível nacional, tendo sublinhado que apesar da pandemia se manter, estamos com o trabalho facilitado, “graças à experiência do ano passado”.
O dirigente da APA destacou que, este ano, as regras de utilização das praias não diferem significativamente do ano anterior, no que diz respeito ao distanciamento, higiene e regras de etiqueta, sendo que a novidade passa pelo reajustamento dos intervalos no que respeita à sinalização da ocupação das praias. Até 50 por cento é considerada uma ocupação baixa e é distinguida com um sinal verde, até 70 por cento é de ocupação elevada e tem um sinal amarelo, enquanto acima de 90 por cento é considerada de ocupação plena ostentando um sinal vermelho.
Pedro Coelho aproveitou o momento para sublinhar a importância do Reforço dos Ecossistemas (tema central da campanha da ABAE deste ano) e da necessidade de serem tomadas medidas adequadas, para assegurar a qualidade da água balnear e dos ecossistemas associados, cuja preservação e recuperação são cada vez mais valorizados. “Este é o grande desafio para a próxima década”, frisou.