Praia Molhe Leste da Ilha da Culatra é premiada por práticas sustentáveis
A Praia Molhe Leste, na Ilha da Culatra, no Parque Natural da Ria Formosa, foi premiada com o primeiro lugar no Concurso de Práticas Sustentáveis ‘Amar a Praia’, promovido pelo Programa Bandeira Azul.
O concessionário da praia, Tiago Guerreiro, foi premiado pelo seu projeto de energia renovável, que consiste na instalação de um sistema fotovoltaico com 12 painéis solares, baterias de lítio e inversor. Este sistema permite que a praia seja totalmente autossustentada em termos energéticos, reduzindo significativamente a sua pegada ecológica.
O projeto contribui também para a sensibilização dos utentes da praia para a importância das energias renováveis. Guerreiro afirma que “é importante que as pessoas percebam que é possível viver de forma sustentável, mesmo em locais remotos como a Ilha da Culatra”.
O Concurso ‘Amar a Praia’ foi realizado pela terceira vez este ano, com o objetivo de destacar as melhores práticas de Municípios e Concessionários de Praia nas áreas de água, resíduos e energia. A votação foi aberta ao público, que elegeu os vencedores de acordo com os critérios do concurso.
O primeiro prémio, um compactador de latas, será utilizado para dar continuidade a outro projeto de sustentabilidade na Praia Molhe Leste, em parceria com a Culatra 2030, que consiste na recolha seletiva de latas de alumínio para futura transformação.
Para Tiago Guerreiro, “este prémio é um reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver na Praia Molhe Leste. Estamos comprometidos com a sustentabilidade e continuaremos a trabalhar para tornar a nossa praia ainda mais amiga do ambiente.”