Presépio gigante de Vila Real junta 4200 figuras
O presépio gigante de Vila Real de Santo António regressa ao Centro Cultural António Aleixo e volta a desafiar todos os recordes, ao ocupar, em 2015, uma área superior a 220 metros quadrados e a estabelecer a meta das 4200 figuras.
Um dos maiores presépios do país, integra na sua 13ª edição mais de 20 toneladas de areia, quatro toneladas de pó de pedra e 2500 quilos de cortiça.
Acrescem à lista160 metros quadrados de musgo e uma complexa base de suporte onde se localiza toda a área técnica da estrutura o que permite, por exemplo, o funcionamento dos lagos, a iluminação das casas e os efeitos cénicos.
Para dar vida ao presépio foram necessários mais de 40 dias e 2500 horas de trabalho. Os preparativos começaram há muitos meses atrás, com a construção das centenas de figuras e adereços, tudo feito localmente nas instalações da autarquia.
Uma das razões do sucesso daquele presépio gigante está nos relevos, cenários e figuras que lhe dão vida, muitas delas mecanizadas e animadas, fator que o distingue de todos os outros existentes no país.
Para surpreender os milhares de visitantes que são esperados, a configuração volta a apostar na inovação, não sendo esquecidos os episódios cristãos e pagãos associados à quadra natalícia e às tradições algarvias, assim como a recriação completa de aldeias, desertos, fortes e palácios.
As entradas no presépio têm o valor simbólico de 50 cêntimos, verba que reverte a favor do Centro de Acolhimento Temporário Gente Pequena da Santa Casa da Misericórdia local, instituição que tem por finalidade o acolhimento de crianças e jovens em situação de risco, dos zero aos 18 anos.
O presépio gigante de Vila Real de Santo António está patente ao público no Centro Cultural António Aleixo até 10 de janeiro, podendo ser diariamente visitado das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00. No dia 1 de janeiro estará aberto das 14h30 às 19h00.
Aldeia de Natal
Por outro lado, a magia do Natal chega a Vila Real nesta sexta-feira, 4 de dezembro, com mais uma edição da Aldeia de Natal, cuja inauguração integra um concerto, às 17h45, bem como a chegada do Pai Natal, às 18h30.
Até 6 de janeiro, a Praça Marquês de Pombal transforma-se num ponto de animação para pequenos e graúdos, onde não faltará a Casa do Pai Natal, uma feira, o maior escorrega insuflável de Portugal, bem como uma árvore de Natal gigante.
Diariamente, entre as 10h00 e as 19h00, com entrada livre, a Aldeia de Natal vai apelar ao imaginário de todos com uma série de ateliês, espetáculos de música e dança ao vivo, mostras de artesanato e demonstrações culinárias.
Todas as atrações serão enquadradas por uma Feira de Natal, composta por uma dezena de bancas, onde será possível encontrar uma grande variedade de presentes e provar a doçaria da quadra, a que se juntarão carrosséis, divertimentos, trampolins e insufláveis.
Durante cinco semanas, um programa diário de animação para toda a família irá igualmente trazer um recital de música, corridas de pais natais e uma mega aula de zumba solidária. A isto, soma-se uma exposição de árvores de natal, no centro histórico da cidade com peças elaboradas por alunos do pré-escolar.
As iniciativas de rua ficam completas com as Mostras de Artesanato Natalícias, nos dias 5, 6, 7, 8 e 19 de dezembro, junto à Câmara Municipal, entre as 9h00 e as 17h00.
Também no dia 13 de dezembro, Cacela Velha recebe mais uma edição do Mercadinho de Natal.
Para dinamizar o comércio local, foram instaladas iluminações natalícias na Rua Teófilo Braga, na Rua 5 de Outubro, na Praça
Já em 2016, no dia 5 de janeiro, às 11h00, a Aldeia de Natal recebe a visita dos Reis Magos de Ayamonte, iniciativa inserida na programação da Eurocidade do Guadiana, fortalecendo os laços e tradições com a vizinha Espanha.
O programa de animação de Natal em Vila Real é organizado pela Câmara Municipal de VRSA, pela VRSA SGU e pelas juntas de freguesia do concelho.