Primeira edição do Festival do Piripíri na Guia
A partir desta sexta-feira e até domingo, o Jardim dos Sentidos, na freguesia da Guia, Albufeira, acolhe a a primeira edição do Festival do Piripíri.
O evento organizado pelo Município de Albufeira, em parceria com o Chef Nuno Bergonse e a Junta de Freguesia da Guia, sendo a entrada gratuita.
A programação arranca no dia 27 de setembro, às 17h00, com um showcooking do Chef Glediston, seguido pela performance da Fanfarra Bizarra. Os visitantes podem assistir ainda ao showcooking da Chef Noélia Jerónimo, às 19h00, e à Noite de Fados, com Manelito e Viola Paulo Feteira na guitarra portuguesa e as vozes de Ana Valentim e Luís Manhita, às 20h30. A finalizar a noite, o barman Francisco Guilherme conduz um workshop de cocktails picantes, onde ensina a criar bebidas únicas com um toque de malagueta.
No segundo dia, sábado, o festival abre portas às 12h00 e prolonga-se até à meia-noite. Um dos destaques é o “Workshop de Temperos e Especiarias Picantes”, conduzido pelo Chef Renato Bonfim, às 16h00. Às 17h00, estreia-se o concurso “Desafio Picante”, um momento de diversão e competição para os mais corajosos. No mesmo dia, o Chef Pasteleiro Clayton Ferreira apresenta um showcooking dedicado aos chocolates com malagueta, numa combinação arrojada que desafia os sentidos. A Orquestra Improvável e o concerto de Ritiele Cunha fecham com chave de ouro a programação do dia.
O último dia do Festival, a 29 de setembro, começa às 13h00 com a atuação dos Bejazz. Ao longo do dia, os visitantes podem assistir a vários showcookings com os Chefs Nuno Bergonse, Bertílio Gomes e Celine, que irão partilhar segredos e técnicas para incorporar o piripíri nas suas criações gastronómicas. Um dos pontos altos do dia vai ser o Workshop “Natura”, onde os participantes vão aprender a plantar e cuidar das suas próprias plantas de piripíri. A encerrar o evento, às 20h30, sobem ao palco os Rastolhice.
“O Festival do Piripíri é uma oportunidade única para descobrir novos pratos, aprender técnicas de cozinha e, claro, saborear os melhores picantes em boa companhia”, refere José Carlos Rolo, presidente da câmara. O autarca considera que “o festival é um tributo a um dos condimentos mais usados na gastronomia do nosso concelho”, especialmente no famoso Frango da Guia.