Projeto de 11 milhões de euros para combater a seca no Algarve

Um projeto financiado em 11 milhões de euros pela Comissão Europeia vai ser aplicado a partir de Portimão e pretende contribuir para combater a seca no Algarve.

O evento de lançamento do designado CisWEFE-NEX acontece nos dias 20 e 21 de novembro, no Corta Ventos, freguesia de Mexilhoeira Grande, Portimão. O projeto é coordenado pela Bioazul, S.L., e tem a duração de cinco anos, reunindo vários parceiros.

Segundo a Bioazul, serão aplicados “os princípios da economia circular para fechar ciclos nas principais cadeias de valor de alimentos, água e nutrientes em regiões com stress hídrico grave, problemática com a qual o Algarve se tem vindo a debater”.

A região-piloto selecionada para testar este sistema é a fronteira da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia, que enfrenta desafios ambientais comuns. Já a unidade demonstradora, composta por vários subsistemas, ocupará cerca de seis hectares na Mexilhoeira Grande, em Portimão. A área incluirá uma zona agrovoltaica, lagoa de irrigação, salinas e unidades de tratamento de água e dessalinização.

You may also like...

Deixe um comentário