PSD denuncia que alunos de medicina estão a ser impedidos de estagiar no Algarve
O PSD apresentou um requerimento a exigir explicações na Assembleia da República, após tomar conhecimento de que os funcionários do ‘Algarve Biomedical Center’ (ABC), unidade constituída através do consórcio estabelecido entre o Centro Hospitalar Universitário do Algarve e a Universidade desta região, estavam com receio do possível encerramento do Curso de Medicina.
“Fiz um requerimento, através da Comissão da Saúde, em que sou coordenador, e chamei estas duas entidades, porque temos de resolver esta situação. Entretanto, já sabemos que isso não vai acontecer”, esclareceu o deputado Rui Cristina.
Por outro lado, lamentou ter “recebido muitas denúncias de alunos que querem estagiar em especialidades no Centro Hospitalar Universitário do Algarve e são enviados para o Hospital Garcia de Orta, em Almada!”. “Tudo bem que somos todos um país, mas isto [curso de medicina no ABC] foi criado no Algarve para resolver problemas da região!”, acrescenta.
As razões desta situação é o que pretende apurar. “É o que queremos perceber, averiguar na Comissão Parlamentar da Saúde. Essa situação vai prejudicar o Algarve a longo prazo. Temos alunos de outras regiões, que querem estagiar cá e são obrigados a fazê-lo fora do Algarve. Só que têm medo de dar a cara e serem penalizados. Queremos levar isto à Assembleia da República”, salienta.