Quatro vinhos de Lagoa entre os melhores do País
Quatro dos vinhos de Lagoa foram premiados entre os melhores do País, no concurso enológico “Cidades do Vinho”. O evento, em que participaram mais de 400 vinhos produzidos em Portugal, decorreu entre 9 e 12 deste mês, na cidade de Gouveia.
Conforme refere a autarquia lagoense, o Vinho da Quinta dos Vales “Duo” tinto, do ano de 2018, com as castas Touriga Franca e Touriga Nacional, arrecadou “o prémio mais alto atribuído, nesta edição, a um vinho do concelho”.
Entretanto, o Vinho Quinta da Penina tinto, do ano 2020, com a casta Negra Mole, bem como os vinhos “D. Niza”, do ano 2023, com a casta Arinto, e o vinho Morgado do Quintão “Vinhas Velhas”, do ano 2022, com um Blend de castas, arrecadaram uma Medalha de Ouro cada um.
Este concurso juntou “30 provadores para avaliarem o que de melhor se produz no país, no que ao vinho diz respeito e, simultaneamente, promover os vinhos e os seus territórios de origem, colocando vitivinicultores e municípios a atuarem em conjunto na valorização das regiões produtoras de vinho”, relata a edilidade.
O concurso é uma organização conjunta da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP) e da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), contando com apoio do programa Wine in Moderation e, nesta edição de 2024, do Município de Gouveia.
“É, sem dúvida, mais uma clara demonstração da excelente qualidade dos vinhos do Algarve e, em particular, de Lagoa”, afirma Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa.