Recolha de biorresíduos em Lagoa ultrapassa objetivo em 2024

O município de Lagoa disponibiliza aos seus munícipes a recolha de biorresíduos alimentares, através do projeto Lagoa Valoriza+, que é desenvolvido em dois canais distintos: o canal Horeca que abrange os maiores produtores de biorresíduos da hotelaria, restauração, escolas e instituições, e o canal de Proximidade para os alojamentos domésticos em todo o concelho. Por outro lado, para a deposição dos ‘restos de jardins’, os chamados Resíduos Verdes, os munícipes e empresas de jardinagem têm à sua disposição, em Lagoa, o Centro de Deposição de Resíduos – Espaço Cerca da Lapa.
O Plano de Ação do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos (PAPERSU) para o concelho de Lagoa define, como objetivo, uma taxa de captura de Biorresíduos de 16%. Durante o ano de 2024, foram recolhidas 334 toneladas de biorresíduos alimentares e 2.119 toneladas de resíduos verdes, num total de 2.453 toneladas de biorresíduos recolhidas no concelho de Lagoa.
Ora, de acordo com a informação e os cálculos agora recebidos da Agência Portuguesa do Ambiente, essa quantidade representou uma taxa de captura de 27% em 2024, ou seja, um valor 11% acima do objetivo de 16% definido no PAPERSU do Município de Lagoa. E qual é a repercussão deste cumprimento do objetivo da taxa da captura? O que resulta daqui é que o Município de Lagoa terá direito à correção da Taxa de Gestão de Resíduos (TGR) paga em 2024 à ALGAR, resultando num ressarcimento de cerca de 105.000,00€ para o município de Lagoa.
Com o contributo de todos, é assim possível cumprir as metas a que estamos obrigados, bem como ver premiado o esforço da autarquia e dos munícipes, com a correção dos valores pagos com a TGR. Para aderir ao projeto Valoriza+, deve contactar a Câmara Municipal de Lagoa através do e-mail: biorresiduos@cm-lagoa.pt ou nos serviços de atendimento do Balcão Único ou na sua Junta de Freguesia.





