Recolha de biorresíduos no concelho supera expetativas em Lagoa

A recolha de biorresíduos no concelho de Lagoa registou, em 2024, um resultado acima das expetativas. Segundo dados revelados pela Agência Portuguesa do Ambiente, no total, foram recolhidas 2453 toneladas, o que permitiu alcançar uma taxa de captura de 27%, valor que supera em 11 pontos percentuais a meta definida pelo PAPERSU (Plano de Ação para a Aplicação do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030), fixada nos 16%.

Dos valores apurados, 334 toneladas correspondem a biorresíduos alimentares e 2119 toneladas a resíduos verdes.
O cumprimento e o facto de a meta definida no PAPERSU ter sido superada terá um efeito positivo sobre as contas municipais.
Deste modo, a autarquia terá direito à correção da Taxa de Gestão de Resíduos (TGR) paga à ALGAR, o que representa um ressarcimento na ordem dos 105 mil euros.

A recolha de biorresíduos alimentares é realizada através do projeto Lagoa Valoriza+, que opera em dois canais: o Horeca, dirigido aos maiores produtores, como hotéis, restaurantes, escolas e instituições, e o de Proximidade, destinado aos alojamentos domésticos em todo o concelho.

Já os chamados resíduos verdes, podem ser depositados pelos munícipes e por empresas de jardinagem no Centro de Deposição de Resíduos, na Cerca da Lapa.

Para aderir ao projeto VALORIZA+, deve contactar a Câmara Municipal de Lagoa através do e-mail biorresiduos@cm-lagoa.pt ou dos serviços de atendimento do Balcão Único ou na sua Junta de Freguesia.

You may also like...

Deixe um comentário