Regresso da rubrica “Livros Abertos” à Biblioteca de Loulé
A Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, volta a realizar a rubrica “Livros Abertos”. A próxima sessão está agendada 23 de fevereiro, pelas 18h00, sendo apresentada por Maria Fael a obra “Mininu de Criasson”, do guineense João Into Cabi. A entrada é livre.
Nascido em Gam-Jandim, no norte da Guiné-Bissau, próximo da fronteira com o Senegal, a 12 de fevereiro de 1967, João Into Cabi concluiu o ensino básico em Colonato, Região de Biombo, e o ensino complementar e liceal no Liceu 23 de janeiro, em Bissau.
Fez o curso de professores de Ensino Básico na Escola de Formação de Bolama e, posteriormente, o curso de professores de Português do Ensino Secundário, na Escola Superior “Tchico Té”, em Bissau. Integrou vários seminários sobre expressão plástica, na Escola das Artes, em Bissau. Foi diretor da Escola Primária de Pirada e formador de professores em Camadjaba, Bruntuma e Canquelefa.
João Into Cabi participou no processo de sensibilização da população para a primeira plataforma da democracia na Guiné-Bissau. Em Bissau desempenhou a função de professor de Português, no Liceu 23 de janeiro e na Escola primária Godofredo Vermão de Sousa. Como bolseiro no Instituto da Cooperação Portuguesa, integrou a formação de professores de Português dos Liceus da Guiné-Bissau, no Centro Cultural de Bissau. Veio para Portugal em fins de 2000, como bolseiro do Instituto Camões. Estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Presentemente vive e trabalha em Paris.