Roteiro dos poços em Lagoa
A União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro iniciou, em novembro, a recuperação de sete poços com o objetivo de criar um roteiro. Cada um será identificado pelo nome e terá um pequeno texto sobre a sua história, além de indicar a localização do seguinte.
Para já, a intervenção pretende manter a estrutura e os materiais originais, o que implica que, no caso dos poços que estão mais degradados, seja levado a cabo um trabalho quase completo de restauro.
Serão também requalificadas as zonas envolventes, com vista a criar assim melhores condições para a visita. Integram este programa os poços do Carmo, da Almargem, das Senhoras, Poço da Lapa, do Pocinho, das Alagoas e o Poço Partido.
O presidente da União das Freguesias, Joaquim João, diz que “a ideia inicial, face ao orçamento desta autarquia, era apenas criar o roteiro, recuperando os poços. Mas, entretanto, o Município de Lagoa também se envolveu na iniciativa e, graças a essa parceria, poderemos ter todas as zonas envolventes requalificadas”.