Ruy de Carvalho e Cardeal D. Américo Aguiar distinguidos com Chave de Honra da Cidade de Faro
O ator Ruy de Carvalho e o Cardeal D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, receberam, na semana passada, a Chave de Honra da Cidade de Faro.
Ruy Alberto Rebelo Pires de Carvalho, de 96 anos, é um dos atores mais consagrados do nosso país, contando com uma vasta carreira em cinema, teatro e televisão e alguns dos maiores reconhecimentos. No âmbito da apresentação do peça ‘Ruy, a História Devida’ no Teatro das Figuras, na quinta-feira, dia 21 de dezembro, o ator foi assim reconhecido como cidadão honorário farense, tendo recebido a Chave de Honra da Cidade das mãos do presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau.
“Ruy de Carvalho é, para nós, a personificação de uma vida dedicada à Cultura, e aquilo que nos ensinou, ao longo de uma carreira ímpar de 81 anos, é que é a Cultura que faz quem somos e esta é a maior riqueza que podemos construir e legar”, declarou Rogério Bacalhau, sobre este nome maior dos palcos nacionais, por quem nutre “uma estima e admiração sem tamanho”.
Já na sexta-feira, dia 22 de dezembro, o presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, atribuiu igualmente a Chave de Honra da Cidade a sua Eminência, Cardeal D. Américo Aguiar, também presidente da Fundação das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ 2023), no âmbito de uma cerimónia que teve lugar no salão nobre dos Paços do Concelho e contou ainda com a presença do Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, entre outros representantes da Diocese do Algarve, o coordenador regional das JMJ, João Costa, voluntários e famílias de acolhimento no âmbito deste evento, autarcas do concelho e da região, entre outras personalidades.
Este reconhecimento ao atual bispo da Diocese de Setúbal, que desempenhou também, entre várias outras, as funções de presidente da Fundação Jornadas Mundiais da Juventude 2023 e foi nomeado Cardeal pelo Papa Francisco em setembro deste ano, “este é um gesto de um concelho que se identifica com os valores da tolerância, respeito pelo diálogo intercultural e compromisso de uma sociedade mais solidária, bem como na promoção da paz e que valoriza, sobremaneira, o cuidado com o património em todas as suas dimensões”, referiu, no âmbito da cerimónia o presidente da Câmara Municipal, Rogério Bacalhau.
Após receber a Chave de Honra da Cidade, D. Américo Aguiar agradeceu “o simbolismo de tudo o que esta distinção significa”, sublinhando que “o sucesso da Jornada Mundial da Juventude se deveu ao contributo de todos”.
“A Igreja fez a sua parte, mas todos fomos capazes de fazer o melhor, como a história nos diz que somos capazes. Nós, portugueses, quando queremos, temos objetivos comuns e remamos todos para o mesmo lado, somos capazes de fazer”, referiu D. Américo Aguiar, que deixou ainda um apelo à cidadania e ao envolvimento dos jovens na política: “Não deleguem aos outros as decisões do vosso futuro”.