Santos Stockler com inscrições a 1 de novembro

As candidaturas para a 6ª edição do ‘Prémio Literário Santos Stockler’ abrem a 1 de novembro, com os interessados a poderem entregar os seus trabalhos até 31 de dezembro.
Instituído pelo município de Lagoa em 2016, o ‘Prémio Literário Santos Stockler’ tem como objetivo promover, defender e valorizar a língua portuguesa, incentivar a criação literária, o gosto pela escrita e pela leitura, bem como homenagear o poeta, jornalista e romancista lagoense Santos Stockler.
Se tem uma obra em língua portuguesa, inédita e não publicada, de tema livre e no género de novela ou romance, poderá participar e habilitar-se a ver a sua obra publicada com o apoio da Câmara de Lagoa.
Este é um prémio bienal que se destina a premiar o melhor trabalho inédito e conta com um valor pecuniário de dez mil euros, além da publicação da obra.
O júri, designado pela Câmara Municipal, é composto por personalidades ligadas à cultura e à literatura e os trabalhos concorrentes são sujeitos a critérios pré-estabelecidos como a qualidade literária, criatividade e inovação, coerência e coesão do texto; correção linguística e adequação às características do género literário.
Poderá fazer a sua candidatura e entrega do trabalho, bem como, consultar as normas de participação online (www.cm-lagoa.pt/viver/cultura-e-cidadania/biblioteca-municipal/premio-santos-stockler). As normas de participação no formato papel são disponibilizadas na Biblioteca Municipal de Lagoa.
A edição anterior do Prémio Literário Santos Stockler, relativa ao biénio 2022/2023, foi atribuída a João Morgado, com a obra ‘Cemitério de pardais’.
Nas palavras do júri, trata-se de “um romance que, partindo das últimas 24 horas da vida do narrador-protagonista, relata o processo de constituição e evolução de uma família, tragicamente abalada, tendo como pano de fundo o Portugal e a Espanha de antes e pós democracia”.





