São Brás de Alportel é palco de Ritmos do mundo
Os ritmos do mundo regressam a São Brás de Alportel na próxima sexta-feira, dia 23, para dar a conhecer as tradições musicais do Japão, da Colômbia e da Eslováquia, em mais uma edição do FolkFaro – Festival Internacional de Folclore da Cidade de Faro, que mais uma vez integra uma apresentação em São Brás de Alportel no seu roteiro.
Nesta edição Integrado no Stock out – Feira de Saldos de verão de São Brás de Alportel, este momento intercultural terá início pelas 22h00 e desafia a uma viagem pelo mundo a passo de dança.
Conhecida mundialmente pela histórica explosão atómica da II Guerra Mundial, a cidade de Hiroshima, no Japão, renasce através da música através dos imponentes tambores tocados de forma minuciosa pelo grupo Sanyo Daiko Dan. Um grupo de jovens japoneses, que se dedica há vários anos à arte performativa em tambores Taiko, elementos importantes da cultura japonesa, tocados em ocasiões especiais, dará início a este encontro de Danças do mundo.
A viagem prossegue até aos ritmos quentes da Colômbia, pelos passos do Ballet Folclórico Nacional Jaime Orozco, proveniente de Bogotá. Fundado em 1954 pelo maestro Jaime Orozco este grupo é o mais antigo da Colômbia e visa investigar, preservar e divulgar as músicas e as danças tradicionais colombianas dentro de um estilo muito próprio e vanguardista.
Proveniente da Eslováquia, o terceiro e último grupo da noite, Folclore Ensemble Rozmarija, conta na sua formação original com 250 elementos, dos 4 aos 72 anos de idade e traz a São Brás de Alportel uma representação de danças tradicionais, num espetáculo bem-disposto e teatral.
De entrada gratuita, esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de São Brás de Alportel e o Grupo Folclórico de Faro, com o objetivo de promover o acesso à cultura, a tolerância e a união entre os povos através da valorização de diferenças culturas.