Secretária de Estado Turismo veio ao Algarve ouvir o setor
A nova secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, escolheu o Algarve para iniciar uma ronda de visitas pelas diferentes entidades regionais de turismo do país, cumprindo ontem em Faro um programa de encontros com os principais interlocutores da região para a área do turismo.
Região de Turismo do Algarve (RTA), Comunidade Intermunicipal de Algarve (AMAL) e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, cada entidade com as suas competências específicas, foram o ponto de partida para uma jornada essencialmente marcada pela partilha com a tutela das principais preocupações do setor. Associações empresariais, aeroporto, sindicatos, deputados e outros representantes setoriais completaram a extensa lista de reuniões.
A responsável não ficou indiferente a questões como a sazonalidade da atividade turística no destino, a animação na época baixa do turismo algarvio, a estruturação dos produtos que compõem a oferta turística da região, a formação profissional, o emprego ou as medidas de apoio aos empresários.
Ana Mendes Godinho garantiu regressar ao Algarve em janeiro já na posse de algumas soluções para partilhar com os interlocutores regionais.
“Uma das prioridades da RTA sempre foi o aprofundamento da articulação estratégica entre os parceiros regionais da indústria das viagens e turismo e os decisores nacionais. Este é um papel que compete à região de turismo, trazendo para debate os problemas e as aspirações do Algarve enquanto maior destino turístico do país”, destacou o presidente da RTA, Desidério Silva.
A agenda da secretária de Estado incluiu ainda uma visita à Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, onde foi sensibilizada para o importante papel destas estruturas na qualificação da oferta turística regional através da formação, e ao hotel Pestana Alvor South Beach, que beneficiou da Iniciativa JESSICA e é um bom exemplo da aplicação de fundos estruturais comunitários no setor turístico.