Sétima edição do festival Entrelaçados de dança contemporânea decorre em Portimão e Lagos de 22 a 28 de fevereiro

A sétima edição do Entrelaçados – Festival de Dança Contemporânea decorre entre 22 e 28 de fevereiro, tendo a cidade de Portimão como principal palco, com eventos também no concelho vizinho de Lagos.

Promovido pela Associação Cultural Dancenema, o festival oferece cerca de uma dezena de momentos artísticos que combinam dança contemporânea, performances multidisciplinares, video-dança, workshops de teatro e de dança aérea, culminando numa agenda diversificada que pretende envolver diferentes públicos.

O arranque do festival acontece no dia 22, pelas 18h00, com o espetáculo de rua ‘Como Sardinhas Enlatadas’ na Fortaleza de Santa Catarina, Praia da Rocha. Este espetáculo de teatro físico e composição coreográfica evoca lendas locais e memórias do mar, através de corpos em movimento que refletem poeticamente sobre a tensão entre tradição e modernidade numa sociedade “enlatada”.

A 24 de fevereiro, às 20h30, realiza-se na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes a Mostra Vídeo-Dança, onde o movimento e a imagem se fundem numa obra artística que nasce do trabalho conjunto entre coreógrafo e videógrafo, proporcionando uma experiência onde o corpo e o olhar cinematográfico se complementam.

No dia 25, o Centro Cultural de Lagos acolhe duas sessões distintas: às 14h30, ocorre o espetáculo de novo circo ‘La Trottola’, direcionado para o público escolar e que promove a descoberta do corpo e do movimento de forma lúdica e sensível; às 20h00, realiza-se ‘Arakê’, um solo de circo contemporâneo e dança aérea que explora metáforas de libertação interior e busca de autenticidade num ambiente visual e sonoro envolvente, interpretado pelo corpo feminino em constante transformação na corda.

Na manhã seguinte, 26 de fevereiro, pelas 10h30, decorre no Teatro Experimental de Lagos a Oficina de Aéreos, orientada pelos performers Clara e José, intérpretes dos espetáculos do dia anterior, permitindo uma experiência prática e aprofundada em dança aérea.

No mesmo dia, às 20h30, na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, realiza-se uma tertúlia cultural subordinada ao tema ‘O papel da arte na sociedade’, com participação das artistas Teresa Manjua e Marta Jardim como oradoras.

A programação prossegue a 27 de fevereiro, às 20h30, com um Café-Performance no Clube União Portimonense. Este momento artístico combina música e dança, proporcionando ao público uma experiência intimista e envolvente.

A edição encerra a 28 de fevereiro com dois eventos na cidade de Portimão. Às 14h00, na Casa das Artes, inicia-se o Workshop de Teatro ‘Ferramentas do Ator e o Teatro de Criação’, uma imersão prática destinada a todos os interessados, com ou sem experiência prévia, focada no desenvolvimento dos recursos naturais do ator para construção de personagens através da escuta do corpo, gesto e presença.

O último evento do festival ocorre às 21h00 no Auditório do Museu de Portimão, onde são apresentadas curtas peças em formato de solos e duetos assinadas por jovens coreógrafos emergentes, oferecendo um olhar fresco e inovador sobre a dança contemporânea.

Esta iniciativa cultural é uma produção da Associação Cultural Dancenema, com o apoio do município de Portimão, município de Lagos e diversas outras entidades locais, incluindo juntas de freguesia, espaços culturais, escolas e associações.

Os interessados podem obter informações complementares, inscrever-se em workshops e adquirir bilhetes através do site da Dancenema e das redes sociais do festival, bem como consultar os eventos previstos para Portimão na plataforma do Município.

You may also like...

Deixe um comentário