Silves assinala Dia Nacional dos Centros Históricos
A Câmara Municipal de Silves associa-se às comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos através da organização de um programa especial, a realizar nos dias 27 e 28 de março no centro histórico da cidade, com o intuito de alertar para a preservação e valorização do seu rico património.
As comemorações abrem no dia 27 de março, pelas 10h00, com o peddy paper “À descoberta do Centro Histórico de Silves”, dirigido a grupos escolares e atletas do desporto sénior que, de forma lúdica, irão conhecer um leque variado de aspetos relativos ao centro histórico da cidade.
Já a 28 de março, Dia Nacional dos Centros Históricos e data do nascimento de Alexandre Herculano, seu patrono, as comemorações começam com a ação de sensibilização “Sabia que?”, atividade que, entre as 9h30 e as 13h00, irá transmitir informalmente aos transeuntes que se encontrarem no centro histórico de Silves informação relativa ao mesmo.
Meia hora depois, o largo norte da Sé de Silves transformar-se-á em sala de exposições com a mostra “Objetos do quotidiano da Almedina de Silves”.
Até às 17h00, estarão expostas peças arqueológicas oriundas de escavações efetuadas no centro histórico de Silves, proporcionando de forma menos convencional um contacto com objetos que em tempos terão sido utilizados por gentes da Almedina.
As comemorações encerram com a exposição de fotografia “Paisagem Urbana – dois Olhares”, patente a partir das 10h00 no mercado municipal de Silves, na qual são mostrados, através de fotos antigas e recentes, momentos diacrónicos de alguns locais em Silves, podendo a exposição ser visitada até 5 de abril, de segunda a sábado, entre as 10h00 e as 13h00.