Simpósio Internacional de Pintura no Museu de Portimão
O Simpósio Internacional de Pintura de Portimão, que vai na sua quarta edição, tem como tema “O Jovem e a Cidade”, realizando-se de 11 a 16 de março, no museu da cidade. Esta iniciativa integra as Comemorações do Centenário da Cidade e do Março Jovem.
Este ano, o simpósio contará com a participação do mongol Od Khan, da espanhola Maria Dolores Gallego, do chinês Tiln Luo e do sírio Ribal Abdul Hamid, que “passarão para a tela as suas interpretações sobre o tema das paisagens urbanas, numa linguagem contemporânea, diversificada e irreverente, inspirada pelas respetivas origens e formação”, revela a autarquia.
A criatividade destes jovens artistas também se inspirará, diz a câmara, na “cidade centenária de Portimão, assente na diversidade da ocupação humana e respetivo desenvolvimento, sustentabilidade, sociedade e valores culturais, em permanente mutação”.
Ao longo de seis dias, será desenvolvida uma investigação artística, abstrata e contemporânea sobre o tema proposto, num formato de atelier aberto. Esta é uma oportunidade de diálogo entre os pintores envolvidos e também a comunidade interessada.
A quarta edição do Simpósio encerrará com a inauguração de uma exposição de pintura coletiva, que resulta dos trabalhos criados pelos quatro artistas, marcada para as 17h00 de 16 de março no ‘foyer’ no Museu de Portimão. Depois haverá um momento musical, através de sunset à beira-rio protagonizado pelo pintor, e também DJ, Ribal Abdul Hamid.
O evento é produzido pela Associação Cultural Cuneo Sularte, sob curadoria de Arlindo Arez, em parceria com o Museu de Portimão, contando com o apoio institucional da Câmara Municipal de Portimão.