‘Sons do Fado’ consagram Helena Candeias e Catarina Cândido
A fadista amadora Helena Candeias foi a vencedora na categoria sénior da edição deste ano dos ‘Sons do Fado’, concurso canoro promovido pela Câmara de Lagoa para incentivar o aparecimento de novos valores na chamada ‘canção nacional’.
Após a final, realizada a 4 de março no Centro de Congressos do Arade, o júri e o público atribuíram o segundo lugar a Eva Zambujo e o terceiro a Firmino Rodrigues, enquanto Catarina Cândido foi considerada a voz revelação do evento, secundada por Afonso Silva e Micaela Gonçalves.
Tal como em edições anteriores, os ‘Sons do Fado 2017’ decorreram em três eliminatórias, respetivamente, no Clube de Futebol Os Estombarenses, na Associação Desportiva e Recreativa da Quinta de S. Pedro e na Sociedade Recreativa Carvoeirense 20 de janeiro, onde foram apuradas as melhores vozes para a grande final, que contou com a participação da consagrada fadista Raquel Tavares.
Durante o intervalo em que decorreu a votação, Raquel Tavares interpretou uma miscelânea de canções e fados tradicionais, evocou o fadista Sérgio Nunes, falecido prematuramente, e levou ao palco Luana Velasques, a revelação do ‘Sons do Fado 2016’, com quem fez um dueto muito aplaudido.
No final, Luís Encarnação, vereador da Câmara Municipal de Lagoa, entregou placas de participação a todos os concorrentes.