Sopa foi prato principal de evento dedicado a sensibilizar os alunos de Loulé para a importância de uma alimentação saudável
A Câmara Municipal de Loulé e o Agrupamento de Escolas Eng.º Duarte Pacheco associaram-se ao evento ‘São Sopas Sebastião’, nos dias 20, 21 e 22 de outubro, organizado pela Junta de Freguesia de S. Sebastião, para assinalar o Dia Mundial da Alimentação Saudável, através da realização da atividade “Sopalândia”.
Perto de 500 alunos das escolas EB1 Mãe Soberana e das duas EB1/JI Hortas de Santo António, acompanhados por docentes e pessoal não docente, foram até ao recinto junto ao Convento de Santo António para saborear um almoço muito especial, em que a sopa foi o prato principal. O objetivo foi sensibilizar estas crianças para a importância de uma alimentação saudável e o hábito de comer sopa diariamente, um prato rico em nutrientes e essencial como complemento para uma alimentação baseada em produtos hortícolas e que aposta numa dieta mediterrânea.
Envolvidos nesta ação estiveram também 800 alunos responsáveis pela realização da recolha de ementas de sopas junto dos familiares, com a elaboração da receita, ingredientes utilizados e um desenho da respetiva sopa. Durante o evento ‘São Sopas Sebastião’, os trabalhos estiveram em exibição e os alunos que por ali passaram tiveram a oportunidade de visitar esta exposição.
No final do almoço, todos os alunos receberam 4 livros alusivos ao tema do combate ao desperdício alimentar, “uma aposta do Município de Loulé como complemento às respostas já existentes, através da sua adesão ao Movimento Zero Desperdício com o objetivo redistribuir, reduzir e reciclar, os excedentes alimentares existentes no Concelho”, salientou a vereadora com o pelouro da Educação, Ana Machado.