Taça de Portugal de Ciclismo Feminino arranca em Albufeira
No dia 24 de março, as melhores ciclistas nacionais têm encontro marcado em Albufeira, para a primeira etapa da Taça de Portugal de Ciclismo feminino, cujo tiro de partida será dado às 10h00, frente à Câmara Municipal.
Em 2017, na estreia da cidade algarvia como anfitriã desta competição, inscreveram-se 62 atletas, número que constituiu um máximo nacional, sendo esperadas mais ciclistas na etapa desde ano.
Num percurso que irá percorrer a avenida principal de Albufeira, as ciclistas terão pela frente cerca de 18km a percorrer duas vezes pelas categorias de cadetes e masters, três vezes pela categoria de juniores e quatro vezes pelas elites, perfazendo um total de 36km, 54km e 72km, respetivamente.
Entre a categoria de cadetes, a grande favorita é uma atleta da casa, Daniela Campos, (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ). Na categoria de juniores, a favorita será Joana Cortiço (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ).
Já na categoria de elites, várias atletas vislumbram a possibilidade de vencer em Albufeira, entre elas as estrangeiras Fiona Hunter-johnston (Fusion Fierlan Rt), vencedora do ano passado, e Maaris Meier (Maiatos/Reabnorte), segunda classificada. Contudo, o favoritismo vai para a atleta profissional Daniela Reis, mas numa chegada ao ‘sprint’ será difícil bater a recém chegada ao escalão de elite, Maria Martins. As atletas da casa, Celina Carpinteiro (atual campeã nacional) e Irina Coelho também prometem estar em destaque nesta prova.
Em masters 30, a vitória também vai estar em aberto, sendo as principais candidatas Raquel Marques (ASC/Focus Team-Vila do Conde), Inês Trancoso (Maiatos/Reabnorte) e a ciclista da casa Orieta Oliveira (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ). Por fim em master 40, a experiente Filomena Paulo (ACD Milharado/Escola Ciclismo Manuel Martins) pretende reclamar a vitória.
A organização da prova está ao cargo do Clube Desportivo Areias de São João e da sua secção de ciclismo feminino, com o apoio do Município de Albufeira.