Teatro louletano vai percorrer freguesias do concelho
De 16 de março a 21 de abril, quatro companhias do concelho de Loulé encenam criações originais para promover, no âmbito dos Cenários – 13ª Mostra de Teatro, doze espetáculos de forma descentralizada em todas as freguesias, com uma passagem obrigatória pelo Cine-Teatro Louletano.
Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé que pretende promover o teatro junto de vários públicos e, simultaneamente, incentivar as companhias do concelho a prosseguirem o trabalho através da atribuição de uma bolsa de apoio ao teatro e da disponibilização de uma componente formativa.
Para o Cine-Teatro Louletano está agendada uma estreia, o primeiro dos espetáculos, que tem lugar esta sexta-feira, 16 de março, pelas 21h30. Intitula-se ‘Rádio Chafariz e um casamento por um triz’ e será apresentado pelo TAL – Teatro Análise de Loulé.
É a história de uma rádio pirata e clandestina que emite em ondas curtas, médias e longas e de uma família complicada, que dá forma a esta peça, que se apresentará também no Centro Paroquial da Tôr (18 de março) e na Casa do Povo de Alte (14 de abril).
Já a peça ‘Alguém me sabe dizer se o meu chapéu está bem posto?’, encenada pela recém-criada companhia Folha de Medronho, será apresentada no Cine-Teatro, a 29 de março. O monólogo de uma mulher sozinha na vida, que não quer ditar uma moral, pretendendo, antes, levar o espetador a rir de si próprio é a proposta cénica da Folha de Medronho, que atuará igualmente no Centro Autárquico de Quarteira (25 de março) e na Casa do Povo de Querença (14 de abril).
A criação ‘Os 4 Pensadores’, da Associação Artística Satori, sobe ao palco do Cine-Teatro a 31 de março. A peça alusiva aos quatro elementos (fogo, terra, água e ar) essenciais na Natureza e para realizar a caminhada da vida, poderá ser vista no Lar de Idosos da Casa do Povo do Ameixial (17 de março) e no auditório da Escola EB 2,3 Professor Sousa Agostinho em Almancil (24 de março).
Finalmente, ‘Uma História às Arrecuas’, do grupo Ao Luar Teatro, chega ao Cine-Teatro a 21 de abril. O drama cómico de um casal de artistas em fim de carreira sobe ao palco do Centro Paroquial de Salir (24 de março) e do Centro Comunitário de Vale Silves (31 de março).
Todos os espetáculos realizados no Cine-Teatro estão agendados para as 21h30 e têm um custo associado por pessoa de 5 euros (sem descontos aplicáveis). As apresentações nas freguesias têm início às 17h00 e são de entrada gratuita.