Trabalho do mestre Rui Caipira teve honras de dupla distinção

Texto: Hélio Nascimento | Foto: D.R.


Sediada em Portimão, a Internacional Japan Karaté Associação Portugal (IJKAP) continua a desenvolver uma ação a todos os títulos meritória, alavancando entusiasmo junto dos praticantes e da comunidade, ao que não é estranho o trabalho prestado pelo mestre Rui Caipira, que, recentemente, foi alvo de justas homenagens e distinções por parte de organismos da disciplina, no caso o estilo shotokan da arte milenária que é o karaté.

No final do mês de março, o presidente da Federação Nacional de Karaté de Portugal, Carlos Silva, na presença do vereador da Câmara Municipal de Portimão José Cardoso, atribuiu o diploma de 7º dan ao mestre Rui Caipira, diretor técnico da IJKAP, conferindo-lhe a mais alta graduação a sul de Portugal. A cerimónia, acrescente-se, ocorreu por ocasião do Campeonato Nacional de Seniores de Parakaraté.

Dias depois, já em abril, Rui Caipira recebeu da Internacional Japan Karate Associação Portugal o título de ‘shihan’. No geral, só chega a este prémio quem tem uma graduação muito alta (7º dan, no caso) e que leva décadas para ser atingida. Ser um ‘shihan’ implica que tenha efetuado trabalhos e revelado atitude em prol do desenvolvimento do karaté, para além de ter uma conduta exemplar.

A IJKAP explica que o título é também associado a certos direitos, como, por exemplo, o de outorgar graduações de dan (cintos pretos), em nome da organização. “No seu vasto percurso, o mestre Rui Caipira tem sido isso mesmo, um notável professor de karaté”, que acaba de obter uma alta graduação e também intervém em prol da comunidade.

É o responsável pelo crescimento da IJKAP, tendo fundado o karaté em cadeira de rodas em Portugal e sido o pioneiro no karaté adaptado, “permitindo a inclusão nas suas aulas de pessoas com diferentes tipos de deficiência”, o que atesta, de igual modo, um caráter científico em toda a sua atividade, que, de resto, mereceu os aplausos da Federação da modalidade e do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Cursos da Primavera e de Defesa Pessoal no dia 18
O mestre Rui Caipira confessou ao Portimão Jornal sentir um enorme orgulho nas distinções, acrescentando que é com encanto que vê outros clubes darem os mesmos passos “no desenvolvimento destas áreas, nomeadamente o défice cognitivo e a deficiência motora”.

E não é fácil, convenhamos, captar e ensinar alunos com tais caraterísticas, levando-os depois a um patamar de excelência no campo desportivo.

A atividade do IJKAP não conhece fronteiras e é neste contexto que o clube tem previsto para 18 de maio dois eventos importantes, ambos no Pavilhão Gimnodesportivo da cidade.

Entre as 10h00 e as 12h00, decorrerá o Curso da Primavera, para atletas com cintos acima do amarelo e idades superiores aos oito anos.

No período da tarde, será a vez do Curso de Defesa Pessoal, destinado ao público feminino, com inscrição gratuita, prevendo a organização, desde já, uma forte adesão de participantes. Aliás, segundo o mestre Rui Caipira, as duas iniciativas vão reunir cerca de uma centena de pessoas.

Além de Rui Caipira, os restantes técnicos envolvidos nestas sessões são António Silvestre, 2º dan e presidente do IJKAP, Luís Manuel, 3º dan, Dina Fernandes, 4º dan, e João Simplício, 1º dan. 

You may also like...

Deixe um comentário