‘Um Sonho de Natal’ regressa para celebrar quadra festiva em Portimão

A chegada do Pai Natal volta a marcar o início da programação que a Câmara Municipal de Portimão preparou para celebrar esta quadra, entre 1 de dezembro e 6 de janeiro. ‘Um ‘Sonho de Natal’ arranca no primeiro dia do próximo mês e apresenta propostas um pouco por toda a cidade.
Será também nesse dia que será inaugurada a iluminação natalícia em 50 pontos do concelho, sobretudo nas principais ruas, no comércio local e espaços públicos. A intenção é valorizar pontos emblemáticos do concelho, atraindo as pessoas ao comércio tradicional, recriando um ambiente acolhedor para residentes e para quem visita Portimão nesta altura do ano.
Esta programação natalícia, que tem vindo a ser dinamizada nos últimos anos pela Câmara Municipal de Portimão, apresenta também, nesta edição, algumas novidades no que toca à disposição das diferentes estruturas e das atividades que compõem ‘Um Sonho de Natal’.
Assim, segundo apurou o Portimão Jornal, a Casa do Pai Natal passará para a Alameda, ficando instalada junto à Pista de Gelo. Como é habitual, o presépio permanecerá no Largo da Mó, mas grande parte da animação a nível de espetáculos passa para a antiga lota.
Zona ribeirinha ganha Mercadinho de Natal
A baixa da cidade volta a ganhar destaque neste programa, mas com diferentes estruturas. O Mercadinho de Natal, que costumava ser promovido no Jardim 1º de Dezembro, muda-se para o estacionamento da antiga lota, formando, em conjunto com o Palco de Natal e a Fábrica do Pai Natal, que se mantém neste renovado edifício, um novo polo junto ao Rio Arade.
Desta forma, os espetáculos que decorriam na Alameda passam para aquela localização, onde será colocada uma tenda climatizada. Música, dança, artes circenses, poesia, teatro, magia, fantoches e palhaços são algumas das muitas sugestões.
As atividades e apresentações terão como protagonistas um total de cerca de 500 artistas, na sua maioria naturais ou residentes em Portimão, incluindo alunos de escolas e grupos locais.
A Fábrica do Pai Natal continuará a ser um espaço de aprendizagem e imaginação, oferecendo oficinas criativas, a Hora do Conto, confeção de bolachas, técnicas de embrulho e outras atividades pedagógicas. Já o Recreio de Natal contará com um percurso de arborismo ‘indoor’ e várias áreas de diversão adaptadas a diferentes idades, garantindo que as crianças encontram um mundo de descoberta e brincadeira.
Fotografias na Praça Manuel Teixeira Gomes
Este espaço central da baixa de Portimão, junto à conhecida ‘Casa Inglesa’ surgirá decorado a rigor, contemplando um cenário especial para captar fotografias, reforçando o papel deste local como um ponto de encontro à beira-rio para residentes e visitantes, defende a organização.
Ainda que sejam apresentadas algumas novidades, a autarquia mantém a tradição do Presépio em tamanho real no Largo da Mó e a circulação do Comboio de Natal entre a Alameda e a baixa da cidade. Aos sábados e nos feriados de dezembro, regressam também os desfiles temáticos para animar as principais artérias da cidade.

Programação estará online em breve
Ao todo, estão previstos 37 dias de animação, numa programação que inclui também Alvor e Mexilhoeira Grande, que contam com festejos próprios de atividades natalícias, como é exemplo ‘O Natal na Vila’, no primeiro fim de semana de dezembro.
Na cidade, muitas das atividades previstas prolongar-se-ão em alguns dias até às 20h00 e todas são de entrada livre.
A intenção da Câmara Municipal de Portimão volta a ser apresentar um programa diversificado que permita experiências únicas de celebração desta época festiva em vários locais emblemáticos da cidade e nas três freguesias.
A programação detalhada desta iniciativa será disponibilizada em breve online (portimaosonhodenatal.pt).





