Vítor Guerreiro defende criação de UCC em São Brás de Alportel
O presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel Vitor Guerreiro defendeu esta terça-feira, 9 de abril, a criação de uma Unidade de Cuidados Continuados no concelho, durante a sua intervenção no Encontro Regional de Cuidados Continuados num contexto integrado.
O encontro, promovido pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, decorreu no Museu do Traje e acolheu centenas de profissionais de saúde, dedicados à área dos cuidados continuados.
Durante o painel “O papel das autarquias na articulação e integração dos cuidados de saúde na comunidade”, Vitor Guerreiro sublinhou a disponibilidade do município para apoiar o acolhimento de uma Unidade de Cuidados Continuados em São Brás de Alportel.
“É preciso sentir a realidade e ter uma atitude pró-ativa para resolver as situações”, afirmou enaltecendo o trabalho na área social e de promoção da saúde realizado no concelho, e que resulta das boas práticas de trabalho em rede e proximidade, e em parceria. Os projetos de promoção da saúde desenvolvidos em parceria pela Unidade de Cuidados Continuados – Alportellus de São Brás de Alportel, com a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia, a Santa Casa da Misericórdia, as Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho são bom exemplo disso.
Acérrimo defensor do poder local e da transferência de competências na área da saúde do Estado para as autarquias, dado ser onde se trabalha próximo das comunidades, conhecendo as necessidades reais das populações, o autarca explicou que o município de São Brás de Alportel está disponível para aceitar responsabilidades nesta matéria, mas que aguarda que a proposta de transferência de competências seja acompanhada da verba necessária para fazer face às responsabilidades.
O painel contou ainda com a participação da Coordenadora da Unidade de Cuidados Continuados – Alportellus, enfermeira Cidália Palma, que apresentou os vários projetos desenvolvidos em parceria e com o apoio do município de São Brás de Alportel.
Os rastreios visuais infantis, o protocolo que vai permitir a criação de um gabinete de medicina dentária no Centro de Saúde de São Brás de Alportel, as obras de manutenção do edifício do Centro de Saúde, a Unidade Móvel de Saúde e o projeto “Mais Viver, mais Aprender” que procura combater a solidão e a promoção do envelhecimento ativo junto dos seniores são bom exemplos deste trabalho de parceria, na missão comum de promover a saúde e o bem-estar da comunidade.
A estratégia do município na promoção da saúde e bem-estar da comunidade vai mais além constituindo um eixo central em todas as políticas, tendo Vitor Guerreiro, dado como exemplo a instalação de equipamentos para a prática desportiva em espaços públicos e o empenho para que o concelho seja cada vez mais acessível para todos tanto na via pública, como nos edifícios públicos ou de utilização coletiva. A título de exemplo, o autarca recordou que esta semana foram instaladas rampas de acesso à Igreja de São Sebastião, mais um projeto integrado no Plano São Brás de Alportel acessível para todos.
O papel das diversas estruturas que compõem a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados do Algarve na implementação de estratégias comuns de proximidade e centrado nas necessidades das pessoas, no âmbito da prestação de cuidados de saúde na comunidade, num contexto integrado, e os atuais desafios para cuidadores formais e informais, foram alguns dos temas abordados neste encontro.